Contato:

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

      

Vantagens de utilizar Ecogranito em tempos de crise

21

Maio 2020

Por:Ecogranito
Não categorizado

Recentemente falamos por aqui sobre os reflexos do novo coronavírus em nossas vidas. Os efeitos dos tempos de crise têm nos afetado diretamente e por isso a importância de ressignificarmos os velhos hábitos. 

Isso quer dizer que, modelos de gestão e dinâmicas de trabalho, além de péssimos hábitos de consumo dispensáveis e agressivos ao meio ambiente, estão sendo dia após dia transformados no pensamento de cada indivíduo. 

E se você ainda não se questionou sobre essas mudanças, está na hora de refletir sobre essas decisões tão importantes e necessárias há muitos anos. 

Neste artigo vamos explicar porque o Ecogranito é um produto do futuro, e o futuro nada mais é do que o agora. Muito antes da pandemia, a Ecogranito já pensava no bem-estar do nosso planeta. Confira o que preparamos para você! 

Recuperação econômica 

Batizada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), a pandemia da COVID-19 foi nomeada de “O Grande Confinamento”. E muitos economistas estudam e estimam vários possíveis cenários, positivos ou não, sobre o pós pandemia. 

Uma certeza quase que unânime é de que essa recuperação será lenta, principalmente no Brasil. No melhor dos cenários, previsões otimistas consideram a possibilidade de mais uma forte redução do PIB seguida de um ápice breve e uma recuperação acelerada. 

No cenário mais provável, segundo economistas, a queda do PIB global de 2,4% será seguida de um crescimento de 5,9% em 2021. Uma vez que o vírus seja controlado e consequentemente acabe o confinamento, a economia pode ter uma leve recuperação ainda no segundo semestre do ano. 

Porém, mesmo com tanto otimismo não dá para anular o fato de que o segundo semestre deste ano será economicamente difícil. Há frentes que defendem e acreditam que se o apoio de fortes bancos centrais continuarem agindo com rapidez para alcançarmos liquidez ao mercado, mesmo com dificuldade, a recuperação pode ser mais rápida. 

Já no pior cenário, pesquisas apontam que os enormes gastos públicos que o governo sofre durante a pandemia sejam fatores importantes para que o mesmo aplique medidas de austeridade antes do tempo previsto. 

Essas medidas são o controle nos gastos públicos, quando há déficits insustentáveis na economia, que levam o governo a optar pela diminuição dos gastos sobre a sua dívida. Essas medidas podem ser: 

 

  • Aumentar os impostos e cortar gastos; 
  • Aumentar os impostos e a manutenção dos gastos;
  • Revisar os impostos e cortar os gastos;
  • Diminuir os impostos e cortar os gastos em maiores níveis.

 

E esse cenário, só será realidade se o distanciamento social for relaxado e o número de infecções aumentar. 

Esses três prováveis cenários foram estudados e desenvolvidos por economistas e batizados individualmente de V, U e W.  

Ecogranito em tempos de crise e o futuro da construção civil

Temos um longo caminho para enfrentar pós pandemia, principalmente na recuperação econômica. Diante de tantas incertezas uma coisa é dada como certa: o planeta precisava de uma consciência muito mais sustentável e econômica para voltar a funcionar

E é claro que a construção civil também sofreu com a redução da demanda e paralisação das atividades, e são justamente esses fatores que contribuíram diretamente para que o setor relatasse o maior impacto negativo da pandemia

Na volta dos seus planos de reforma e/ou construção, a escolha de materiais sustentáveis, além de alternativas naturais e ecológicas é fundamental. O Ecogranito é vantajoso em custo-benefício e um fiel aliado da conservação ambiental desde 2009. 

A missão de desenvolver e comercializar produtos inovadores e sustentáveis para o mercado da construção civil é seguida de forma rigorosa e responsável. 

E essa postura está alinhada com o futuro da construção civil pós pandemia e a reflexão sobre a nossa organização como civilização. Ou seja, a nossa relação com o meio ambiente e as principais matrizes de abastecimento precisam ser reconsideradas e bem estabelecidas nesse futuro próximo. 

E a consequência disso é um caminho sem volta para o interesse e engajamento cada vez maior sobre os impactos ambientais dos produtos que consumimos, isso envolve também a origem dos materiais e a matriz de energia que fazem os nossos negócios seguirem. 

O Ecogranito é obtido por meio do reaproveitamento de resíduos advindos da extração do granito e do mármore. Para a obtenção do granito ecológico é preciso a utilização de uma tecnologia japonesa e a mistura do produto da extração à uma resina acrílica.

Muitos referem-se ao Ecogranito como uma massa acrílica de base aquosa, com aparência final semelhante ao granito, com diferencial de ser mais flexível, leve, resistente à fissuras, sustentável e diversas outras características que fazem do Ecogranito a melhor alternativa para qualquer tipo de projeto.

O conceito de sustentabilidade na construção civil não pode ser banalizado como antes, e em tempos de crise é preciso disseminar a informação e os inúmeros benefícios de construir de forma sustentável. 

Dessa forma, a sustentabilidade no contexto da construção civil é capaz de:

  • Gerar economia financeira  —  principalmente na redução de resíduos e consequentemente dos custos de transporte e a destinação adequada desses resíduos; 
  • Auxiliar na satisfação e segurança dos trabalhadores  —  uma vez que o Ecogranito é a base de água e menos agressivo à saúde dos trabalhadores envolvidos;
  • Contribuir para o menor impacto ambiental possível que é gerado em decorrência das obras. 

Apesar dos muitos desafios, a atenção redobrada na fase de planejamento da obra, adequação dos fornecedores e mudanças de hábitos são essenciais para conseguir visualizar essa realidade.

Para você, profissional da área, como está sendo a sua relação com esse provável futuro da construção civil? Deixe nos comentários, queremos saber a sua opinião e experiência com a sustentabilidade em tempos de crise. 

No blog da Ecogranito você confere muito mais sobre sustentabilidade, arquitetura e construções do futuro, fique por dentro de tudo clicando aqui

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você!
Ou se preferir, mande um email.

 

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589,
Ressaca, Contagem Minas Gerais – Brasil

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

[email protected]