Contato:

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

      

Tendência Ecológica no Mercado Industrial

29

Maio 2020

Por:FirendsLAB
Não categorizado

O mercado cresce e junto com ele a preocupação com o futuro do nosso meio ambiente. Por isso, atualmente é uma exigência que empresas e indústrias estejam alinhadas às novas tecnologias e, principalmente, à essa crescente tendência ecológica. Quer saber como e porquê? Esse artigo é ideal para você. 

Alcançamos um novo campo de estudo, uma tendência ecológica muito mais abrangente que integra a relação entre a indústria e o meio ambiente, é o que chamamos de ecologia industrial

O que esse campo busca é a adoção de práticas para evitar ou diminuir consideravelmente os índices de poluição, promover a reciclagem e reutilização de resíduos, além do uso eficiente de recursos, naturais ou não, e adaptar outras práticas que sejam eficazes em aumentar a vida útil dos produtos industriais. 

O Japão foi pioneiro em construir uma relação com o meio ambiente na prática de suas indústrias, em 1970, quando o termo ecologia industrial começou a aparecer em alguns artigos científicos e pesquisas. Desde então a tendência ecológica é cada vez maior. 

Ela também está associada ao termo ecossistema industrial, que prega a integração e colaboração das indústrias. Assim, juntas elas poderiam adotar processos integrados de produção para reutilizar resíduos gerados como matéria-prima ou subprodutos em outra indústria ou procedimento. 

O Brasil, por meio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das Federações de Indústrias estaduais, têm se mobilizado sobre pontos mais relevantes que envolvem sustentabilidade. O que antes estava ligado ao aumento da eficiência na utilização dos recursos naturais, e o que isso gerava nos processos produtivos, hoje vai além e é pensado em todos os materiais como passíveis de reaproveitamento. 

Ou seja, é preciso considerar resíduos como matéria-prima para outros processos. Afinal, isso permite que as empresas gastem menos recursos na reutilização do que já foi usado, evitando futuros desperdícios e promovendo uma melhor integração do homem com o meio ambiente. 

Impactos no Mercado Industrial 

O mercado mundial sente as transformações da tendência ecológica e presencia avanços significativos das novas tecnologias e processos que crescem à níveis exponenciais e que de forma inerente afetam o crescimento econômico. Os incrementos de novos modelos de produção e de negócios são consideráveis e reproduzem uma dinâmica pouco explorada pelas economias em escala global. 

No Brasil, o termo consumidor verde está em alta desde 2014. Como descrito pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1987, o consumidor verde é “aquele que atende às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas necessidades e aspirações”.

Isso quer dizer que os consumidores, cada vez mais, se preocupam em consumir com empresas e produtos que não afetem negativamente à sociedade ou natureza, ou seja, que tenham responsabilidade socioambiental. 

Uma pesquisa de mercado realizada pela Euromonitor confirma que consumidores conscientes estão cada vez mais ativos, sendo que práticas como veganismo e produtos eco-friendly são destacados e ganham espaço com essa tendência ecológica. Além disso, produtos que não são testados em animais também são exigidos. 

Vantagens da tendência ecológica para a sua empresa 

Talvez a sustentabilidade esteja tão em alta porque está na moda, ou por ser uma novidade ainda pouco explorada por todos no dia a dia. Mas, o que muitos não sabem, ou ainda não entenderam, é que o planeta vem dando muitos sinais de que essa deve ser uma preocupação global, ou melhor, uma necessidade. 

Essas medidas sustentáveis devem ser adotadas para além da proteção do meio ambiente, mas também com o pensamento na redução de custos de produção, e até mesmo do valor final do produto

Uma das principais vantagens de se posicionar nessa tendência ecológica é a melhoria da imagem da marca pois, como falado anteriormente, os consumidores estão cada vez mais interessados em marcas que impactam positivamente no meio ambiente e na sociedade como um todo. 

Essa imagem se propaga e, por meio dela, novos investidores e funcionários são atraídos, isso porque o valor de estar associado à empresas renomadas, com a imagem positiva, é muito grande e abre caminhos. Isso já é uma cultura entre pessoas mais jovens que ingressaram nesse mercado já com essa consciência ecológica. 

Mostrar como sua empresa está engajada em uma causa é, com certeza, a melhor maneira de atrair mais investidores, funcionários e clientes. Mas isso, claro, se ela realmente estiver direcionada à essas causas, não vá inventar só para atrair consumidores, pois essa estratégia pode provocar o inverso. Outro grande benefício para a sua corporação é a redução de custos, porque as práticas sustentáveis são grandes aliadas quando o assunto é economia. 

Na busca pelo equilíbrio econômico, social e ambiental, esse posicionamento vai interferir externamente e alguns incentivos fiscais podem aparecer por meio disso, pois o Governo também se preocupa com a preservação do meio ambiente. Deste modo, são oferecidos por ele incentivos fiscais para empresas que se destacam ecologicamente. Sendo que esses incentivos podem ser facilidade de crédito ou a isenção de alguns impostos

A redução de desperdícios também é uma grande vantagem, além da lucratividade. Isso porque acionistas se interessam por empresas transparentes e conseguem ver o crescimento dentro dessas práticas, ou seja, empresas que possuem destaque em questões ambientais superam o mercado

Conclusão

Podemos dizer que a sustentabilidade na indústria foi motivada, principalmente, pela Revolução Industrial. O crescimento dessa revolução exigiu muito mais dos recursos naturais, porém as respostas que recebemos do planeta não foram positivas. Por exemplo, as mudanças climáticas inesperadas e o esgotamento desses recursos tão necessários

Foi preciso pensar em alternativas que se adequassem ao cenário e alinhá-las com as estratégias corporativas para aumentar o crescimento e a competitividade do negócio sem ferir a natureza. Sabendo que manter uma indústria sustentável vai muito além do meio ambiente, é preciso também garantir a segurança de todos os funcionários e a comunidade, incluindo os produtos

Negócios que buscam competitividade, responsabilidade e inovação apostam nessa tendência ecológica para além da necessidade de ser sustentável. Mas também, pela falta de recursos não renováveis, além das regulamentações cada vez mais rigorosas que envolvem o meio ambiente e segurança. 

Manufatura sustentável, assim como a Indústria 4.0, são o futuro das empresas, e o conceito “reduzir, reutilizar e reciclar” são fundamentais para empresas que querem seguir esse caminho. Dessa forma, redução de desperdícios e efetividade são cruciais para o desenvolvimento da indústria, crescimento econômico e a expansão da competitividade. 

Como vai a sua relação com a sustentabilidade? É visível para você essa grande e importante mudança na indústria? Deixe sua mensagem nos comentários. 

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você!
Ou se preferir, mande um email.

 

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589,
Ressaca, Contagem Minas Gerais – Brasil

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

[email protected]