Contato:

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

      

O uso da tecnologia na construção civil

tecnologia na construção civil
10

dez 2019

Por:ecogranito
Fique por dentro | Não categorizado

O incrível avanço da tecnologia está afetando qualquer setor. Com a construção civil não seria diferente. Por isso, incluir novos equipamentos e processos torna-se imprescindível para tornar os trabalhos mais ágeis. Mas, com isso, fica uma pergunta: como aplicar a tecnologia na construção civil?

Antes de partir para a resposta dessa pergunta, é preciso pontuar que a revolução está ocorrendo devido a indústria 4.0. Para contextualizar, essa “nova revolução industrial” é a responsável por implementar na rotina de trabalho equipamentos extraordinários, como drones, cobots, sensores, entre outros – falaremos deles mais a frente.

Já nesse ponto do artigo é possível perceber o quanto a tecnologia está aqui para revolucionar o mercado da construção civil. Quer saber mais profundamente como isso está ocorrendo? Continue a leitura!

Como a tecnologia contribui para a construção civil?

Aplicar novas tecnologias na construção civil traz enormes benefícios, principalmente quando falamos em aprimorar o tempo e qualidade na edificação de uma obra. É previsto, por exemplo, falhas humanas durante o processo. Ao incluir as inovações, esse risco diminui.

Isso implica também em uma nova cultura na construção civil, possibilitando uma perspectiva em todo o setor. É preciso, inclusive, acrescentar práticas para que atualizações constantes sejam realizadas, ficando atento às atividades e ferramentas modernas.

Confira abaixo quais são os principais benefícios da tecnologia na construção civil:

Custos menores

As tecnologias resultam em um controle maior do andamento de uma obra, calculando gastos e tempo de produção. Isso gera uma redução de custos, pois a prevenção de erros é contínua, além disso, apenas materiais e outros aportes necessários serão adquiridos durante esse tempo.

Maior produtividade

Ao utilizar maquinários adequados, a produtividade aumentará – resultando também em um tempo menor. Entender como isso ocorre é fácil: todo o trabalho realizado manualmente agora acontece por meio de uma máquina, ou com o auxílio de uma, permitindo um aumento da produtividade dos funcionários em outras áreas.

Informações mais seguras

Registrar informações diárias torna-se mais fácil e mais seguro quando há o auxílio de softwares especializados. Eles ajudarão a entender em qual pé está a obra e quanto falta para o seu término. 

Esses softwares também podem auxiliar no monitoramento de atividades, segurança dos trabalhadores e, consequentemente, diminuição no risco de acidentes.

Quais principais maquinários incluídos pela tecnologia na construção civil?

Confira abaixo quais são as máquinas trazidas pela indústria 4.0 que está revolucionando a construção civil:

Impressora 3D

Esse equipamento revolucionário permite que peças personalizadas, em formas complexas, sejam produzidas em um tempo curto. Além disso, essas peças podem ser confeccionadas em fábricas, sendo montadas rapidamente nos canteiros de obras.

Drones

Com o uso de veículos aéreos não tripulados (VANTs), como é o caso do drone, é possível ter um panorama do andamento de uma obra de maneira rápida. Isso ocorre por meio de imagens de alta qualidade geradas pelo equipamento.

Cobots

Também conhecidos como “braços robóticos”, os cobots são robôs que conseguem realizar trabalhos que exigem grande atenção, atuando juntamente com humanos. Sua estrutura imita um braço, perfeito para realizar operações mais sensíveis.

Sensores

Sensores automáticos permitem que os trabalhadores de uma obra tenham um trabalho mais cômodo, pois ele alerta problemas que estão ocorrendo durante a produção. Por exemplo, ao automatizar um sensor, o trabalhador saberá quando uma máquina precisa de reparos, sem precisar de uma inspeção prévia.

Como as empresas precisam se preparar?

É preciso que as empresas capacitem seus trabalhadores para que humanos e tecnologia estejam lado a lado. A questão não é substituir o trabalho manual, mas adaptá-lo para que, com a aplicação da tecnologia na construção civil, ocorra uma diminuição de custo e aumento de produtividade.

Este conteúdo foi útil para você? Não esqueça de conferir outros posts do nosso blog para ficar cada dia mais atualizado!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você!
Ou se preferir, mande um email.

 

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589,
Ressaca, Contagem Minas Gerais – Brasil

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

[email protected]