Faça uma visita:

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589, Ressaca, Contagem
Minas Gerais – Brasil

Contato:

(31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: (31) 9.8705-9196
Outras regiões: (31) 9.8705-9257

Tabela Sinapi: como ela ajuda no Orçamento de Obras e Reformas

tabela sinapi
07

Jun 2019

Por:Simone Las Casas
Novidades

Uma das atribuições do engenheiro é a realização de orçamentos dos produtos e serviços que serão usados na obra. Entretanto, muitos profissionais se sentem inseguros com essa etapa e levam muito mais tempo do que o necessário para a sua execução ou efetuam planejamentos incompletos e de qualidade inferior.  Por isso, a tabela Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil), desenvolvida pela Caixa Econômica Federal, pode ser de grande ajuda nesse momento.

Preparamos este conteúdo especialmente para ajudar você que tem dificuldades ou quer melhorar ainda mais nesse aspecto.

Se quiser saber mais sobre o índice Sinapi e como ele pode ser útil para economizar o orçamento da obra, continue lendo o artigo até o final. Boa leitura! 

O que é a tabela Sinapi?

A tabela Sinapi estabelece regras e critérios para orçamentos de serviço de engenharia — oferecendo custos e índices, divididos por estado, da Construção Civil no Brasil. O banco de dados é atualizado mensalmente pela CEF (Caixa Econômica Federal) e pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Nele, são informados valores referências de insumos, serviços, benefícios e despesas indiretas. Além disso, são relatadas quantidades de insumos previstas para determinada produção e a evolução de Indicadores da Construção Civil, entre outros dados. 

Para ter acesso ao índice Sinapi é preciso fazer o download no site oficial da Caixa Econômica Federal. Após entrar no site e escolher o tipo de informação que deseja, é necessário selecionar o estado e o mês que deseja consultar antes do download, e pronto! 

Quando o índice pode ser usado?

A ideia inicial era fazer com que a tabela Sinapi fosse aproveitada em obras públicas. Inclusive, com o Decreto 7.983, de 8 de abril de 2013, a consulta do índice passou a ser obrigatória para obras em que recurso público será usado. Após verificarem a eficácia do sistema, ele passou a ser usado também em outros tipos de projetos — se abrangendo para os de âmbito comercial e pessoal. 

Qual é a importância da tabela?

Não importa o tamanho da obra, o orçamento é uma das primeiras atividades e precisa ser feito com extremo cuidado. O documento é essencial para analisar a viabilidade da construção, ajuda no controle dos gastos e evita que o trabalho tenha que ser parado por falta de verba e, consequentemente, gera atrasos na execução. 

Sendo assim, um orçamento de obras e reformas feito de forma errada pode gerar inúmeros problemas. 

A tabela Sinapi, como vimos, pode ser uma ferramenta muito útil para evitar erros no levantamento de produtos e serviços — já que traz referências atualizadas mensalmente. O sistema foi desenvolvido após muitos estudos e, por isso, é muito confiável, sendo uma boa opção para quem precisa elaborar orçamentos no ramo.   

Se o objetivo é economizar, não basta apenas usar a tabela Sinapi. Afinal, é necessário avaliar se o produto ou serviço tem qualidade suficiente para atender à obra, para que o barato não saia caro. 

Que tal continuar se informando? Faça o download do nosso infográfico com o passo a passo de como fazer a reforma de fachadas! 

 

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você! Ou se preferir, mande um email.

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589, Ressaca, Contagem
Minas Gerais – Brasil

(31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: (31) 9.8705-9196
Outras regiões: (31) 9.8705-9257

[email protected]

×
Fale conosco! Clique no ícone abaixo para iniciar seu atendimento.