Contato:

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

      

Sustentabilidade na Construção Civil: Importância e Desafios

Sustentabilidade na Construção Civil: Importância e Desafios
18

set 2018

Por:Ecogranito
Sustentabilidade

A indústria da construção civil é, ainda, uma das que mais gera resíduos no meio urbano. A grande quantidade de matéria-prima que requer, aliada ao alto índice de perdas por desperdício, faz com que a sustentabilidade na construção civil seja uma prioridade.

Existem, de fato, muitos desafios a serem superados nessa área. Entretanto, se de um lado as dificuldades são grandes, do outro, sabe-se que os benefícios decorrentes da adoção de práticas mais sustentáveis no canteiro de obras são muito maiores.

Conheça, neste post, os principais desafios da sustentabilidade na construção civil e entenda por que ela é tão importante!

Por que a sustentabilidade é tão importante nas construções e reformas?

No fim das contas, ser sustentável é uma responsabilidade de todo cidadão para com o planeta e a sociedade de forma geral.

No caso de grandes indústrias, como é o caso da construção civil, esse compromisso se faz ainda mais indispensável, dado que o potencial de impacto – no meio ambiente e na vida das pessoas – é enorme.

Dado que, para ser sustentável, é necessário que um empreendimento seja ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável, é possível perceber que a aplicação da sustentabilidade no canteiro de obras pode contribuir com muito mais aspectos, não envolvendo apenas a questão ambiental.

Uma obra ou reforma poderá ser considerada sustentável, por exemplo, se priorizar a utilização de materiais de qualidade, procedência confiável e com certificação ambiental, optar por métodos construtivos mais eficientes, ter uma política sólida e palpável de valorização do colaborador e desenvolvimento da comunidade no entorno, entre outras alternativas.

Dessa forma, a sustentabilidade no contexto da construção civil é capaz de:

  • Trazer mais qualidade para empreendimento de forma geral
  • Auxilia na segurança e satisfação dos colaboradores
  • Gera economia financeira – uma vez que reduz a geração de resíduos e, com isso, reduz os custos de transporte e destinação adequada dos mesmos
  • Contribui para que menos impacto ambiental seja gerado em decorrência das obras

Quais são os desafios da sustentabilidade na construção civil?

Como dito anteriormente, os desafios são muitos, mas os benefícios são ainda maiores. Vamos conhecer melhor algumas das principais barreiras que ainda precisam ser superadas?

Atenção à fase de planejamento da obra

Em muitos casos, seja para construções ou para reformas, não é dada a devida atenção à fase de planejamento.

Nessa etapa acontece o delineamento do que acontecerá na obra, define-se a sequência das atividades, orça-se os materiais que serão utilizados e uma série de problemas, que geram desperdício e retrabalho, poderiam ser previstos caso essa fase fosse feita de forma mais cuidadosa.

Adequação de fornecedores

Outra dificuldade comumente enfrentada pelos empreendedores do setor da construção civil é a falta de adequação de vários fornecedores – tanto os de matéria prima ou os voltados para a destinação dos resíduos.

Uma das grandes causas desse importante desafio, é a falta de capacitação adequada e participação efetiva do poder público no papel de incentivador e também fiscalizador.

Dificuldade na mudança de hábitos

Esse é, provavelmente, o ponto chave a raiz de todos os outros desafios. A construção civil é considerada, ainda, um setor muito tradicional e pouco aberto a inovações.

Esse conceito tem mudado a cada dia, mesmo que a passos mais lentos. Se não houver mudança clara de hábitos, da alta diretoria até o canteiro de obras, dificilmente as práticas sustentáveis se tornarão parte daquele empreendimento.

É necessário, portanto, um exercício e diálogo diário para que todos compreendam a importância da sustentabilidade na construção civil e, principalmente, o papel de cada um para que esse processo de fato se torne realidade.

Atualmente, as tecnologias e ideias voltadas para criar soluções mais sustentáveis para a construção civil tem crescido bastante em quantidade e qualidade. Vale a pena pesquisar a fundo sobre o assunto, pois alternativas simples podem fazer muita diferença!

O que achou deste conteúdo? Você conhece alguma técnica que possa ser aplicada no canteiro de obras para reduzir o impacto ambiental? Conta pra gente nos comentários!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você!
Ou se preferir, mande um email.

 

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589,
Ressaca, Contagem Minas Gerais – Brasil

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

[email protected]