Faça uma visita:

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589, Ressaca, Contagem
Minas Gerais – Brasil

Contato:

(31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: (31) 9.8705-9196
Outras regiões: (31) 9.8705-9257

Conheça Opções De Revestimentos Ecológicos Para Sua Reforma

Como-Comprar-o-Granito-Ideal-Para-Minha-Obra
16

Aug 2018

Por:Ecogranito
Dicas e Sugestões | Obras e Projetos | Sustentabilidade

A sustentabilidade é um conceito cada vez mais aplicado no dia a dia das construções e reformas. Um dos pontos-chave para acertar na reforma é a escolha dos revestimentos. Uma opção bastante interessante são os revestimentos ecológicos!

Alguns dos benefícios das construções que envolvem materiais sustentáveis são a valorização do imóvel frente ao mercado, a economia de recursos naturais e financeiros e, até mesmo, o potencial de sensibilização de outras pessoas em relação às questões ambientais.

Conheça o que são os revestimentos ecológicos e quais os principais tipos presentes no mercado, nesse post!

Afinal, o que são revestimentos ecológicos?

Os revestimentos ecológicos ou sustentáveis podem receber essa denominação por diversos motivos, mas, via de regra, envolvem algum benefício ambiental quando comparado aos revestimentos mais tradicionais.

Esse tipo de cobertura pode ser ecológica se for de origem natural, não envolvendo muitos gastos de energia e outros recursos naturais para seu beneficiamento.

São também chamados revestimentos sustentáveis aqueles revestimentos em que, no processo produtivo, inovam através da redução do consumo de matérias primas e insumos, e/ou incorporam resíduos no processamento.

Além desses, há os que são mais permeáveis, os quais corroboram para a maior infiltração da água no solo e outras superfícies, evitando que enchentes mais drásticas aconteçam, em especial nas regiões mais urbanizadas, onde a impermeabilização por concreto é uma realidade latente.

Por fim, há os revestimentos chamados ecológicos por utilizarem materiais alternativos e de menor impacto ambiental em sua composição.

Quais os tipos de revestimentos sustentáveis?

Há, no mercado, uma grande quantidade de produtos que atendem a pelo menos um dos critérios citados anteriormente. Aqui, mostraremos alguns dos tipos de revestimento sustentável mais comuns e que podem te auxiliar, no momento da reforma:

Tintas Ecológicas

As tintas ecológicas são uma boa opção para revestimentos mais simples, sejam em ambientes internos ou externos. Tem resultado idêntico a outros tipos de tinta presentes no mercado e seu diferencial está em sua composição.

Esse tipo de tintura não contém Compostos Orgânicos Voláteis (COVs), os quais são provenientes da extração do petróleo e podem trazer prejuízos ambientais e à saúde do aplicador, e também são à base de água, o que faz com que os resíduos desse tipo de tinta não sejam considerados, por lei, como Resíduos Perigosos.

Madeira de demolição

As madeiras de demolição têm, por si só, um charme especial. Fugindo ao padrão, esse tipo de revestimento traz rusticidade, elegância, conforto visual, térmico e também acústico. Tudo isso além da pegada sustentável, devido à reutilização de um material que facilmente seria descartado.  

Esse tipo de material pode ter diversas origens, não apenas da demolição de construções, e podem requerer tratamento prévio e preventivo antes da aplicação, de forma a mantê-la conservada por mais tempo. Podem inclusive ser aplicadas em áreas molhadas, desde que recebam tratamento e impermeabilização adequados.

Pastilhas ou Resinas de PET

Esses dois tipos de revestimento são produzidos através da reciclagem de plástico tipo PET. São aplicáveis sobre as mais diversas superfícies: pisos, paredes, armários, etc.

Além de evitar o descarte de PETs, os quais possuem um tempo de vida muito longo na natureza e também tem potencial para servir como meio suporte de vetores de doenças, também reduz a quantidade de matérias primas que precisam ser extraídas.

Em geral, o consumo de água, energia e geração de resíduos no processamento para produção destes revestimentos é baixo. O material gerado é flexível, apresenta boa resistência, fácil de limpar e também apresenta boa variabilidade de cores.

Ecogranito

O Ecogranito é uma opção bastante inovadora quando se fala sobre revestimentos ecológicos. Apesar de ainda incipiente, a tecnologia é avançada e os resultados obtidos são bastante satisfatórios.

Esse revestimento é sustentável pois utiliza resíduos provenientes da extração de mármores e granitos em sua composição, além de contar com outros componentes não agressivos ao meio ambiente em seu processamento.

Algumas das vantagens do Ecogranito são a flexibilidade e leveza do material, que faz com que a aplicação e transporte sejam mais simples e possa ser feita em superfícies disformes; e o custo, que é bastante inferior aos granitos comuns.

Os revestimentos ecológicos, apesar de mais incomuns, são uma alternativa de revestimento que merece atenção especial: não apenas pela qualidade ou pegada sustentável, mas também pelo baixo custo que alguns deles podem apresentar!

O que você acha dos revestimentos ecológicos? São comuns em sua região? Conta pra gente nos comentários!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você! Ou se preferir, mande um email.

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589, Ressaca, Contagem
Minas Gerais – Brasil

(31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: (31) 9.8705-9196
Outras regiões: (31) 9.8705-9257

[email protected]

×
Fale conosco! Clique no ícone abaixo para iniciar seu atendimento.