Contato:

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

      

Saiba como reduzir os custos para aumentar o lucro do seu negócio

13

jul 2020

Por:FirendsLAB
Não categorizado

Quer reduzir os gastos da sua obra? Entende que a redução desses gastos pode te ajudar a alavancar o status do seu negócio? Este artigo é ideal para você!

Em uma rápida conversa com a Diretora de Marketing da Ecogranito, Simone Las Casas, publicada no site Jornal do Dia, foi possível entender um pouco mais do processo de redução de custos nas obras e como isso pode proporcionar o aumento da lucratividade dos negócios. 

Ou seja, para que uma construtora ou reformadora obtenha maiores lucros financeiros, encontrando condições ideais para o impulsionamento do crescimento do negócio e, claro, diminuindo os gastos desnecessários, é preciso ter um olhar analítico sobre a proporção da obra. 

Esse olhar é essencial para compreender o potencial de lucratividade de uma obra, por meio de análises minuciosas e planejamentos que irão permitir cortes e controle de gastos, sem comprometer a segurança e qualidade da construção. 

Começando pelo controle contínuo sobre os investimentos empregados na obra, é essencial que as organizações estejam atentas quanto ao andamento e evolução dos projetos, identificando seus pontos altos e baixos

Esses resultados revelam pontos positivos que são relevantes e, principalmente, problemas e perdas que estão sendo gerados – fator determinante para se conquistar uma boa lucratividade

Além disso, o planejamento e orçamento devem ser muito bem delineados, levando em consideração possíveis falhas e maiores erros e custos que estão relacionados aos serviços e demandas de materiais. 

Com tanta cautela e organização, fica claro que acompanhar o andamento da obra diariamente é um passo importante para evitar problemas como: 

  • Uso inadequado de materiais;
  • Desperdício de recursos; 
  • Demora na conclusão de cada uma das fases de projeto;
  • Desinformação;
  • Disseminação de erros de comunicação entre colaboradores que estão envolvidos no processo de construção.

Como manter a organização da sua obra

Durante o monitoramento diário da obra, algumas ferramentas são grandes aliadas para o desenvolvimento ágil e seguro do trabalho.

O uso de softwares e programas especializados no gerenciamento de obras, orçamentos e cronogramas são os principais. 

Essas ferramentas são fundamentais para a captação de dados, que são fornecidos à equipe responsável de cada setor, inclusive o setor financeiro das construtoras. Dessa forma, estas equipes conseguirão avaliar se os recursos estão sendo investidos corretamente ou não. 

Quando há maior domínio sobre os gastos, automaticamente a contribuição para a elevação da produtividade acontece, e com ela, a otimização do tempo, diminuição de atrasos e o respeito aos padrões de qualidade, juntamente com o aprimoramento do uso de insumos

Para exemplificar, preparamos 4 pontos essenciais para você conseguir manter a sua obra organizada. Confira: 

1. Organizar os materiais 

A organização e ordem de materiais e ferramentas são pontos básicos no processo de organização e controle de uma obra. Comisso é possível produzir um inventário, conferir as demandas, verificar necessidade de reposição dos materiais e manter o controle diário da atualização de ferramentas. 

Como falado anteriormente, softwares para construção civil são parte dessa melhoria e controle total. 

2. Interaja com os colaboradores 

Os colaboradores são uma das partes mais importantes de realização de uma obra, são eles que transformam objetivos em realidade física. 

Eles precisam estar sempre informados e educados a se protegerem com os equipamentos de segurança, além de manterem a obra sempre segura e organizada

A organização do canteiro de obras é de responsabilidade da equipe, por isso é importante estar sempre em comunicação constante, engajando os colaboradores durante todo o processo. 

3. Reserve um espaço para materiais 

Separar um espaço específico para armazenar os materiais faz com que eles não fiquem espalhados pelo canteiro, aumentando a funcionalidade do ambiente

Não só os materiais, mas os uniformes, ferramentas e equipamentos de segurança também precisam desse espaço.

Esse controle pode ser supervisionado por um único colaborador responsável por manter a organização e reporte nos softwares para construção civil

4. Mantenha o ambiente sempre limpo 

Limpar o ambiente depois de um longo dia de trabalho é fundamental para que a organização aconteça todos os dias e vire um hábito.

Ao retomar os trabalhos no dia seguinte e encontrar um ambiente limpo é, além de motivador, um hábito saudável para qualquer funcionário. 

Também por meio dos softwares é possível ter conhecimento e controle de tudo que deve ser feito no dia seguinte, e com o ambiente limpo esse controle flui diminuindo os riscos de complicações e interferindo positivamente em todos os setores da construção. 

Aumentando a lucratividade do seu negócio 

Uma lucratividade notável se obtém por meio dos resultados de todas as ações conjuntas que foram citadas neste artigo, além da atuação atenta e dinâmica do setor financeiro das organizações. 

Junto com o engenheiro responsável pela obra, a empresa deve organizar e inspecionar todo o processo e seus respectivos responsáveis, e esse conjunto de ações reflete diretamente na lucratividade do negócio

Devido a este fato, contar com as adversidades e possíveis problemas que uma obra pode vir a ter também é um passo importante. 

Para lidar com as adversidades é preciso sempre agir de forma preventiva, dando a devida atenção ao orçamento do projeto, diminuição do desperdício, padronização dos processos, reporte diário das atividades feitas e organização do ambiente e seus respectivos estoques. 

Todos os preparativos da obra devem considerar as características climáticas do ambiente adquirindo materiais que sejam de qualidade e ofereçam um bom custo-benefício. Esses tipos de atributos precisam de atenção não só no momento da compra, mas na aquisição de qualquer outro material de construção. 

O Ecogranito é um revestimento inteligente que, além de possuir baixo custo de aquisição, proporciona vantagens como, alta produtividade da mão de obra e baixo desperdício de recursos, pontos essenciais para a redução de custos em uma obra, conforme discutimos neste artigo. 

Quer saber mais dicas de como reduzir os custos nas construções e reformas? Leia o nosso conteúdo sobre “Como economizar em uma obra”.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre o universo da Construção Civil clicando aqui.

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você!
Ou se preferir, mande um email.

 

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589,
Ressaca, Contagem Minas Gerais – Brasil

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

[email protected]