Faça uma visita:

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589, Ressaca, Contagem
Minas Gerais – Brasil

Contato:

(31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: (31) 9.8705-9196
Outras regiões: (31) 9.8705-9257

As 7 Principais Patologias De Revestimentos

02

May 2019

Por:Simone Las Casas
Fique por dentro | Obras e Projetos

As patologias construtivas são problemas, ou “doenças”, que podem surgir durante ou após a reforma ou construção. Elas podem comprometer a segurança, o conforto e a estética da obra e precisam ser evitadas ao máximo.

Neste artigo, vamos destacar as principais patologias de revestimentos e como é possível evitá-las escolhendo o revestimento adequado para a sua reforma ou construção. Confira!

1. Deslocamentos

O deslocamento é um problema relacionado a falta de aderência do revestimento à base, o que pode ser causado por condições climáticas, falhas no assentamento ou até mesmo a argamassa escolhida. A patologia costuma acontecer bastante em revestimentos cerâmicos.

2. Bolor

O bolor são manchas escuras ou esverdeadas que comprometem a estética e a saúde do ar do ambiente. O excesso de umidade também pode prejudicar a segurança da estrutura. Revestimentos de madeira, gesso ou que tenham texturas capazes de armazenar sujeiras são mais favoráveis ao surgimento de microrganismos.

3. Manchamento de placas

O manchamento das placas é uma patologia muito comum em revestimentos de fachada externa feitos com cerâmica. O problema pode estar relacionado à escolha incorreta das especificações dos materiais ou à degradação dos materiais do revestimento.

4. Fissuras

As fissuras são problemas muito recorrentes em construções. Elas são promovidas pela tensão entre os materiais, que resultam em um rompimento para tentar aliviar a pressão. Produtos de baixa qualidade, erros na aplicação, dilatação térmica e retenção de argamassa podem causar a patologia.   

5. Vesículas

Vesículas são empolamentos da estrutura do revestimento, que podem ser provocadas pela hidratação tardia do cal, presença de matéria orgânica ou ferruginoso na areia durante a aplicação.  

6. Eflorescências

As eflorescências são manchas brancas que surgem nos revestimentos, sendo mais encontradas em revestimento para a fachada. Ela acontece quando materiais porosos, como o concreto e o tijolo, absorvem água.  A umidade pode surgir por meio de vazamentos nas tubulações, por conta da umidade originada de trincas e fissuras ou, até mesmo, durante a execução do revestimento.

7. Destacamentos

Problemas na argamassa colante, preparo ou no tamanho das peças podem resultar em destacamentos, situação recorrente em revestimentos cerâmicos. A perda de aderência das placas podem resultar em sérios acidentes, e pode acontecer em paredes internas, externas e pisos.

Como evitar as Patologias de Revestimentos?

Como vimos, as patologias podem ser causadas por diversos fatores. Felizmente, existem medidas para evitar passar por esses constrangimentos que, além dos prejuízos estéticos, de saúde e segurança, também causam perdas financeiras.

Além do cuidado na aplicação, é essencial ter muito zelo  na hora de escolher o revestimento. O material precisa estar de acordo com o ambiente, sua usabilidade e estilo de decoração.

Uma excelente opção são revestimentos sustentáveis e inteligentes, como o Ecogranito — que é desenvolvido a partir de resíduos da extração do granito e do mármore, misturados à resina acrílica.

Ele possui um sistema de respirabilidade inteligente, que equilibra a umidade do revestimento, e evita o surgimento de diversos problemas, como o bolor e as eflorescências. Além disso, a aplicação é super simples, o material tem um ótimo custo-benefício e tem um lindo acabamento muito semelhante ao granito.

Tem alguma dúvida sobre revestimento para fachada ou sobre patologias de revestimento? Entre em contato com a Ecogranito, teremos muito prazer em atender você!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você! Ou se preferir, mande um email.

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589, Ressaca, Contagem
Minas Gerais – Brasil

(31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: (31) 9.8705-9196
Outras regiões: (31) 9.8705-9257

[email protected]

×
Fale conosco! Clique no ícone abaixo para iniciar seu atendimento.