Faça uma visita:

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589, Ressaca, Contagem
Minas Gerais – Brasil

Contato:

(31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: (31) 9.8705-9196
Outras regiões: (31) 9.8705-9257

Pedras Ornamentais: o Segredo Para Reformas Impecáveis

15

Apr 2019

Por:Simone Las Casas
Dicas e Sugestões | Fique por dentro

As pedras ornamentais compreendem um amplo grupo de rochas e minerais. O padrão de cores atraentes e variadas, aliado à capacidade de ter um bom polimento, tornaram essas peças objetos de decoração, utilizadas tanto na arte quanto na arquitetura.

No Brasil, existem mais de 30 tipos de rochas ornamentais, a maior variedade do que qualquer outro país do mundo. Por exemplo, os pegmatitos — feldspatos e quartzitos — só podem ser encontrados no país e são muito conhecidos por sua beleza e durabilidade.

Neste artigo, você vai entender quais são as principais pedras ornamentais e como elas podem valorizar um ambiente. Vamos lá?

As principais pedras ornamentais

Estima-se que existam mais de 1000 tipos de rochas ornamentais. As pedras que mais são exploradas na mineração no Brasil são o granito, mármore, basalto, quartzito e a ardósia, sendo mais indicadas esteticamente para revestimento e decoração de ambientes.

Em terras brasileiras também é possível encontrar rochas exóticas, diferentes do granito tradicional, com tons verdes ou amarelos. Essa cor é resultado da mistura de minerais escuros contendo ferro e magnésio e expostos ao oxigênio do clima tropical.

No caso de móveis domésticos, geralmente são utilizados o quartzo (nas suas diversas variedades), sodalita, dolomita, rodonita, serpentina, calcita, alabastro, entre outros. Há substâncias como o quartzo róseo e a ágata, que normalmente são utilizadas em joias, mas também são usados como peças decorativas de ambientes.

Os benefícios das rochas ornamentais

As rochas ornamentais são muito utilizadas em superfícies de imóveis residenciais devido à sua longa vida útil bem como a resposta ao polimento e, obviamente, a sua beleza. Elas também apresentam boa resistência quanto a alterações químicas, alterações de temperatura e riscos.

Dentre os tipos de rocha, o granito e quartzito são os que possuem maior resistência, tendo durabilidade de mais de 200 anos. Apesar de requerer um investimento maior é uma boa solução para ser utilizados em pisos, paredes, bancadas, escadas e fachadas.

Para aqueles que buscam soluções mais sustentáveis, já existe o granito ecológico. Ele não é extraído diretamente da natureza, pois é desenvolvido a partir de resíduos resultantes da extração do granito.

A versão ecológica, também conhecida como ecogranito é muito similar ao granito comercializado, com a vantagem de ter um preço mais baixo e uma aplicação mais simples e rápida.

As dificuldades durante a reforma

Geralmente, as pessoas estão mais preocupadas com o preço e a estética do que com as especificações das rochas, o que pode levá-las a fazer escolhas ruins. Estar informado sobre esses detalhes técnicos é um grande desafio para quem está fazendo uma reforma.

Por exemplo, o mármore é menos resistente que o granito, por isso, ele não é indicado para ambientes com grande tráfego de pessoas. Já em ambientes que haja risco de quedas de materiais, é preciso utilizar rochas menos lisas ou que tenha uma superfície antiderrapante.

As rochas também estão sujeitas a eflorescências e manchas causadas por umidade. Nesses casos, a solução é utilizar de tratamentos para impermeabilização da pedra.

Por isso, muito além de escolher pedras ornamentais para o seu projeto, é fundamental escolher uma boa empresa, como a Ecogranito, que, além de oferecer produtos de boa qualidade e durabilidade, oferece total apoio técnico para manter o requinte e preservação da sua obra.

E você, ficou interessado em comprar pedras ornamentais para seu revestimento? Baixe nosso e-book gratuito e descubra tudo o que você precisa saber sobre revestimentos!

 

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você! Ou se preferir, mande um email.

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589, Ressaca, Contagem
Minas Gerais – Brasil

(31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: (31) 9.8705-9196
Outras regiões: (31) 9.8705-9257

[email protected]

×
Fale conosco! Clique no ícone abaixo para iniciar seu atendimento.