Contato:

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

      

Como Escolher Materiais Sustentáveis Para Sua Obra Ou Reforma

Como Escolher Materiais Sustentáveis Para Sua Obra Ou Reforma
05

nov 2018

Por:ecogranito
Sustentabilidade

Há quem ainda pense que Construção Civil e Sustentabilidade não podem coexistir em um mesmo projeto. Todavia, com uma pressão cada vez maior relacionada à importância da consciência ambiental, essa ideia vem se tornando cada vez mais retrógrada.

Hoje, existem diversos materiais sustentáveis como opção para quem quer reformar ou construir sem interferir tão negativamente no planeta e, ainda, sem gastar muito.

Descubra, neste post, alguns materiais sustentáveis capazes de mudar todo o conceito da sua obra!

Materiais sustentáveis para construção e reforma

Apesar de ser algo desafiador, a Construção Civil tem apostado em alternativas sustentáveis, a fim de manter o equilíbrio ambiental.

Separamos dicas de alguns materiais que podem ser considerados sustentáveis e que, além de contribuírem com a questão ambiental, também apresentam benefícios para o conforto térmico, acústico e até mesmo estéticos. Confira:

Tijolos Ecológicos

Ao contrário dos tijolos tradicionais, para serem produzidos, os ecológicos não utilizam forno nem queima de madeira e, consequentemente, não enviam gases poluentes ao meio ambiente.

Tudo isso porque são feitos em uma prensa hidráulica que mistura água, cimento, terra e o aproveitamento de resíduos de construção. Com isso, contribuem para a redução da extração de matéria prima, mantendo os padrões de qualidade desejados para esse tipo de material.

Bambu

Ao invés de consumir recursos não renováveis do planeta, que tal começar a pensar em utilizar o bambu? Considerado o “aço verde” na construção civil, ele é sustentável e apresenta características similares ao aço convencional, incluindo boa resistência à força e tração.

O bambu tem boa durabilidade, é econômico, leve, biodegradável e ainda ajuda a prevenir erosões no solo. O material também é mais fácil de ser obtido e possui alta taxa de rebrota por ano, viabilizando sua colheita sem prejudicar a plantação, já que tem tendência a propagar-se mesmo quando é cortado.

Tinta Ecológica

É difícil encontrar uma reforma que não tenha, em seu projeto, a alteração ou renovação da cor das paredes. Por isso, para quem quer dar uma cara nova às paredes e não pretende prejudicar o meio ambiente, as tintas ecológicas são uma ótima opção.

Elas são à base de água e pigmentos naturais, tiradas do solo brasileiro e não possuem em sua fórmula derivados de petróleo, solventes e compostos sintéticos. Por essa razão, não apresentam o odor desagradável, característico das tintas tradicionais.

Lâmpadas de LED

Essa clássica sugestão não poderia estar fora das nossas dicas, não é mesmo? Todavia, é importante lembrar que o melhor é optar pela iluminação natural sempre que possível. Além de ser mais aconchegante. é também mais econômico.

Para os casos em que a luz elétrica se faz necessária, as lâmpadas de led proporcionam 80% de economia em relação às demais lâmpadas. Além disso, o LED esquenta menos o ambiente, diminuindo a necessidade de ar condicionado ou ventiladores.

O processo de fabricação desse tipo de material também impacta menos o meio ambiente, já que as lâmpadas de LED são fabricadas com estrutura 95% reciclável, o que facilita muito o seu descarte.

Vale lembrar que muitos dos insumos utilizados na construção civil são finitos, ou seja, se explorados excessivamente, podem acabar. Por isso, apostar na sustentabilidade pode trazer mais que os benefícios que já apresentamos: pode contribuir para que a construção civil se mantenha por mais tempo!

O que achou das dicas? Conte pra gente nos comentários!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você!
Ou se preferir, mande um email.

 

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589,
Ressaca, Contagem Minas Gerais – Brasil

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

[email protected]