Faça uma visita:

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589, Ressaca, Contagem
Minas Gerais – Brasil

Contato:

(31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: (31) 9.8705-9196
Outras regiões: (31) 9.8705-9257

Manutenção Preventiva, Corretiva e Preditiva: Diferenças

manutenção preventiva
09

Sep 2019

Por:Simone Las Casas
Obras e Projetos

A manutenção predial é imprescindível para garantir a vida útil da edificação e a conservação estética do prédio. A alvenaria, o telhado, as instalações elétricas, a climatização, o revestimento da fachada, todos os itens da estrutura precisam ser preservados e, se for o caso, reparados. 

Fazer isso é muito importante para garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes, além de cuidar e  investir no patrimônio. Mas qual e quando fazer a manutenção? Leia o artigo para entender a diferença entre os tipos de manutenções! 

Manutenção preventiva 

A manutenção preventiva realiza um trabalho de prevenção de falhas que podem comprometer ou parar totalmente o funcionamento de determinada estrutura. O mais indicado é fazer ela de modo sistemático, ou seja, em intervalos predefinidos. Para encontrar a periodicidade ideal é necessário observar o estado dos itens da instalação, a frequência em que eles são utilizados, entre outros pontos.

Se feita corretamente, com o auxílio de bons profissionais, esse tipo de manutenção é extremamente relevante. Veja, a seguir, as principais vantagens: 

  • reduz os custos com os reparos;
  • diminui as chances de acidentes;
  • aumenta a vida útil do prédio;
  • reduz o envelhecimento e a degradação das estruturas. 

Manutenção corretiva

Como o nome indica, a manutenção corretiva deve acontecer quando algo quebra ou apresenta problemas no funcionamento. Como não é planejada, ela gera mais custos e constrangimentos do que as outras. 

Além disso, pode significar uma aceleração no desgaste da estrutura — já que o problema que ocasionou a necessidade de correção não foi antecipado ou reconhecido no início e isso agrava a situação. 

Apesar de não ser vantajosa, ela é fundamental para garantir a restauração do item que não está funcionando mais como deveria e precisa ser feita com empresas especializadas.

É impossível eliminar totalmente a manutenção corretiva, reparos de emergência fazem parte da rotina predial e o condomínio deve ter uma reserva de dinheiro para isso. No entanto, realizando as demais manutenções é viável para evitar diversos problemas e reduzir as chances de ter que aplicar correções. 

Manutenção preditiva 

A manutenção preditiva acompanha dados e parâmetros dos equipamentos, se baseando no real estado de cada estrutura e consegue precisar quando um item precisa ser reparado.  Essa análise pode ser feita por meio de inspeções nas áreas do condomínio ou por monitoramento programados em softwares. 

Vale destacar que apesar de muito semelhantes, a manutenção preditiva é diferente da preventiva. O primeiro tipo se baseia na observação da estrutura e não em um cronograma ou periodicidade específica, como acontece na manutenção preventiva. 

Para que seja efetiva, é essencial que a manutenção preditiva seja realizada por um profissional com capacidade técnica para avaliar e identificar as falhas. Após isso, o síndico pode verificar os laudos e tomar medidas mais assertivas.  

O Código Civil, art. 1.348, determina que é dever do síndico “diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores”. Portanto, a manutenção predial é essencial e deve ser feita com muito cuidado por meio de empresas especializadas.

Se gostou deste conteúdo, aproveite para fazer o download do nosso infográfico de passo a passo para reforma de fachadas!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você! Ou se preferir, mande um email.

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589, Ressaca, Contagem
Minas Gerais – Brasil

(31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: (31) 9.8705-9196
Outras regiões: (31) 9.8705-9257

[email protected]

×
Fale conosco! Clique no ícone abaixo para iniciar seu atendimento.