Contato:

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

      

O que fazer em caso de infiltração no período de chuvas?

15

Maio 2020

Por:Ecogranito
Não categorizado

O Brasil, mais em específico na Região Sudeste, enfrenta grandes pancadas de chuvas todos os anos. Essas tempestades ocasionam diversos acidentes e alagamentos nas cidades. Além disso, devido à umidade, provocam um verdadeiro pesadelo para alguns: infiltração nas casas.

Apesar desse problema parecer “normal”, principalmente por ocorrer em várias casas ao redor do país, é preciso ter cuidado na hora de solucioná-lo, para que outros problemas não venham juntos explicaremos melhor neste conteúdo.

Pensando nisso, nós preparamos um artigo especial que abordará o que é infiltração, quais são as suas causas e como fazer para ele desaparecer de vez. Se você está vivendo essa situação, ou até mesmo se interessa pelo assunto, basta seguir com a leitura:

O que é a infiltração?

Dentro da construção civil, a infiltração pode ser definida como algum fluido que permeia pelos espaços vazios de algum corpo sólido. O caso mais comum é a água da chuva que infiltra as paredes das residências, mas ela também pode ocorrer em lajes e alvenarias.

Neste caso específico, estamos falando de uma infiltração que ocorre de fora para dentro, mas ela também pode acontecer de dentro para fora, quando danos na rede hidráulica aparecem, resultando em vazamentos contínuos.

Como identificar?

Identificar uma infiltração não é tarefa difícil. O primeiro passo é perceber que a parede está úmida, fugindo da normalidade. Essa percepção pode ser realizada com o passar das mãos.

Se a infiltração prosseguir, pequenas bolhas de água vão se formando nas paredes, fazendo com que o rejunte ou argamassa sofram transformações. Em alguns casos, as paredes descascam, mostrando o reboco.

Por fim, a infiltração pode provocar mofos, que são tipos diferentes de fungos considerados o terror de algumas casas. Quando isso acontece, manchas esverdeadas aparecem.

O que fazer no período de chuvas?

O mais ideal é esperar que a temporada de chuvas passem. Além de ser pouco viável mexer nas construções durante esse período, a atividade pode resultar em acidentes sofridos pelos pedreiros.

Quando a chuva passar, entre em um contato com algum profissional da área. Afinal, o bolor causado pela umidade na parte externa da parede oferece riscos à saúde.

O mais recomendado, então, é realizar a recuperação da área infiltrada e aplicar a impermeabilização na parede. Mas, como isso deve ser realizado?

O mais indicado é que a impermeabilização seja realizada no ato da construção, pois, assim, evita problemas maiores. No entanto, como a estrutura após a infiltração já está danificada, sugere-se a aplicação por sistemas rígidos ou flexíveis.

A escolha final depende das condições de arcabouço e ambiente a que a superfície está submetida: teor de umidade, incidência de chuva e outras intempéries, tendência à movimentação da estrutura, etc. 

Nos dois casos, há a necessidade da aplicação de obra, pois é preciso retirar completamente o bolor e a superfície afetada.

De qualquer forma, reiteramos mais uma vez: não deixe de consultar um profissional assim que o problema surgir.

Esse conteúdo foi útil para você? Não deixe de acessar o blog da Ecogranito para receber ainda mais informações.

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você!
Ou se preferir, mande um email.

 

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589,
Ressaca, Contagem Minas Gerais – Brasil

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

[email protected]