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Por Que a Identidade Visual é Tão Importante Para Franquias e Redes De Lojas?

Identidade visual para franquias e redes
09

fev 2019

Por:ecogranito
Dicas e Sugestões | Obras e Projetos

O mercado de consumo brasileiro tem hoje um panorama desafiador. Em meio a um cenário econômico de instabilidade, muitas pessoas iniciaram uma jornada de empreendedorismo e inovação ─ seja por necessidade ou oportunidade. Com isso, a concorrência está cada vez mais acirrada.

Diante de tantas opções, os consumidores buscam por relações de consumo e experiências diferenciadas que justifiquem a escolha de um produto ou serviço. É aí que a identidade visual torna-se um fator determinante, principalmente em se tratando de redes de lojas e franquias.

Para entender melhor sobre a importância de um padrão de identidade visual de franquias, confira as nossas dicas!

O que é identidade visual?

A identidade visual nada mais é do que o conjunto de elementos que dão personalidade e caracterizam determinada marca ou negócio. Dentre esses elementos estão as cores, a tipografia, as imagens, a decoração e o estilo arquitetônico.

Portanto, a identidade visual está diretamente relacionada ao posicionamento do negócio no mercado. É ela que revela missão, objetivos e propósitos da marca, transmitindo tudo isso aos consumidores para conquistá-los e torná-los mais fiéis.

Por que é importante para as redes de lojas?

Nas redes de lojas, a identidade visual é ainda mais significativa, pois é ela que garante que o consumidor irá reconhecer a sua marca de forma imediata e independente de sua localização específica.

É importante lembrar que a fachada das lojas, bem como sua decoração e a composição do ambiente estão diretamente relacionadas a essa identidade visual. É preciso pensar com cuidado e criatividade em todos esses elementos, para garantir que os atributos da marca sejam representados de acordo com a sua essência.

Com isso, fica mais fácil obter o reconhecimento dos consumidores e estimulá-los ao consumo a partir da criação de uma afinidade com a marca e com a experiência que ela oferece.

Como padronizar a identidade visual da marca?

À medida em que uma rede de lojas ou franquias cresce, a identidade visual dessa marca estará ainda mais em evidência. Tal expansão exige um cuidado ainda maior no que se refere à identidade visual, uma vez que a padronização da imagem da marca torna-se extremamente necessária.

A abertura de novos pontos de venda exige que os atributos mais relevantes da marca sejam mantidos. E isso deve ser, inclusive, uma regra para todos os franqueados, independente do lugar onde irão se instalar.

A identidade visual não só garante o reconhecimento da marca por parte do consumidor, agregando ainda mais valor aos produtos e serviços, como também reforça o posicionamento da marca frente à concorrência ─ o que impacta diretamente nas vendas e resultados da empresa.

É ela que também propicia resultados semelhantes, quando um modelo é reproduzido por diversos franqueados nos mais variados locais e públicos. Essa padronização envolve não apenas os aspectos físicos, como o padrão arquitetônico, mas também o atendimento.

O objetivo é garantir a mesma experiência positiva para o consumidor, desde o momento em que ele decide entrar no estabelecimento.

Quais as dicas para a criação dessa identidade?

A unidade piloto é prioridade na hora de criar a identidade visual, ela serve de modelo para as demais lojas. Portanto, é essencial investir na qualidade arquitetônica da fachada e no projeto como um todo. Lembre-se de contratar profissionais especialistas para garantir o sucesso na aplicação das ideias.

Outro ponto essencial é dar personalidade à marca, cuidando de todos os elementos visuais e decorativos. Também é importante inovar e, para isso, vale fazer um benchmarking com os concorrentes do mesmo setor de atuação.

Uma dica valiosa é lembrar que a identidade visual de uma marca vai muito além do logotipo. Ela envolve todo o espaço da loja: uniformes, materiais gráficos, artigos de decoração e até treinamentos dos funcionários.

Vale ressaltar que, apesar de tantos aspectos envolvidos, a simplicidade conta muitos pontos na construção da identidade. Pense em transmitir muito significado com poucos elementos. Seja criativo e abuse da inovação!

Como a identidade visual impacta o negócio?

A identidade visual está diretamente relacionada à concretização das vendas e à aquisição de novos consumidores. Quanto mais conhecida a sua marca fica, maiores são as possibilidades de fidelizar clientes.

Uma identidade visual consistente, forte e harmônica atrai novos clientes e conquista a confiança dos consumidores, dando ainda mais credibilidade ao negócio. O fortalecimento de marca e o padrão de qualidade obtidos com esse trabalho dão o respaldo necessário para a expansão dos negócios.

Compreendeu como a identidade visual é tão importante para as franquias e rede de lojas? Para saber mais sobre decoração de loja e as melhores escolhas para a sua fachada, fale com a Ecogranito!

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