Contato:

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

      

Conheça 5 grandes construções no Brasil 

05

jun 2020

Por:FirendsLAB
Não categorizado

Você conhece as grandes construções brasileiras e como elas surgiram no país? Temos muitos motivos para nos orgulharmos da engenharia brasileira de grandes construções. 

Conhecida por grandes construções na engenharia, a China é um país onde encontramos a Hidrelétrica Três Gargantas, com 181 metros de altura, ou a Grande Muralha, muito desejada entre os turistas. Dubai e Japão também compartilham dessa fama por possuírem grandes construções da engenharia civil. 

Mesmo com os impactos da Revolução Industrial atingindo a América do Sul e consequentemente chegando ao Brasil anos depois, é possível afirmar que a engenharia brasileira também possui grandes feitos no segmento de construções. 

Essas nossas grandes construções começaram a surgir no século XX, no período pós guerra, em meados de 1930. Ou seja, estamos falando de um período recente de grandes construções da engenharia brasileira. 

Os indígenas que povoavam o país, utilizavam materiais como bambu, palha e madeira em suas construções, que eram menos luxuosas. 

Foi a partir da destruição de países europeus, durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial, que aconteceu a imigração de europeus para os países da América Latina e, consequentemente, a disponibilização da mão de obra e investimentos em projetos de industrialização. 

Foram fundadas escolas de engenharia no final do século XIX e no início do século XX, começam as grandes construções, assim como, o reconhecimento do engenheiro civil

Quer saber quais são essas construções? Confira o que separamos para você: 

1. Viaduto 13

Também conhecido como Viaduto do Exército, o Viaduto 13 é o mais alto das Américas. Essa grande construção só foi datada após a Segunda Guerra Mundial, porém foi fundada em 1970. 

Está situado entre as belas paisagens verdes das montanhas em Vespasiano Corrêa (Rio Grande do Sul) com uma extensão de 509 metros e 143 metros de altura. Por isso, é considerado o terceiro viaduto mais alto do mundo

2. Usina Hidrelétrica de Itaipu

Esta usina está localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai. Por isso, é considerada uma construção binacional, por ter sido construída por esses dois países. Foi fundada em meados de 1974 e 1984 e utiliza as forças do Rio Paraná na geração de energia. 

Uma curiosidade sobre essa grande construção é o volume de concreto que foi usado em sua construção. Estima-se que esse volume é equivalente a 210 estádios de futebol do mesmo tamanho do Maracanã. 

Além disso, mais de 40 mil trabalhadores fizeram parte dessa obra da engenharia brasileira. A Usina Hidrelétrica de Itaipu é a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia, sua principal barragem tem 196 metros, o que corresponde a 65 andares de um prédio. 

3. Ponte Rio-Niterói

Essa grande construção nacional, situada no Rio de Janeiro, é a ponte mais longa do Brasil. Também conhecida como Ponte Presidente Costa e Silva, é a 11ª maior do mundo.

Ela conecta os municípios de Niterói e Rio de Janeiro atravessando toda a Baía de Guanabara. Possui 13,29 km de extensão sendo 8,83 km sobre a água e 72 metros de altura. Foi inaugurada em 1974 e demorou 5 anos para ser construída. 

É uma ponte de extrema importância pois, antes de existir, era preciso percorrer 120 km de terra, ou optar pelo uso da balsa que, por sua vez, era limitado e mais difícil. Atualmente, a ponte Rio-Niterói recebe um tráfego de 150 mil veículos diariamente e foi idealizada pelo ministro dos transportes, Mário Andreazza. 

4. Cidade Administrativa de Minas Gerais 

A CAMG, ou Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, é mais uma obra fantástica de Oscar Niemeyer

Possui sete edificações que são sedes do governo de Minas Gerais. Secretarias e prédios de serviços como a sede da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também se encontram  na cidade. 

É uma construção recente, e foi finalizada em 2010. Por isso, suas características de sustentabilidade são futurísticas e necessárias. 

Nela se encontram sensores de luminosidade, que controlam a intensidade da lâmpada, além de um sistema de esgoto sanitário a vácuo, responsável pelo menor consumo de água da construção. 

5. Edifício Millennium Pallace

Localizado em Balneário Camboriú, o edifício mais alto do Brasil tem 177 metros de altura e 46 andares. São 1800 m³ de Poliestireno Expandido (EPS) de peças moldadas apenas na fachada dessa grande construção. 

Cada apartamento desse edifício chega a custar 10 milhões de reais sendo um por andar, e um pé direito de 3,5 metros, além de piscina privativa. Sua inauguração foi em 2014 e tirou o título de prédio mais alto do país por 48 anos, do Edifício Mirante do Vale, em São Paulo. 

Conclusão

A construção civil passou por um período turbulento, porém em 2019 teve uma crescente de 2% no segundo semestre, fazendo com que as esperanças no futuro das construções voltassem a existir. 

Em relação ao trimestre do ano de 2018, essa retomada mostrou um aumento de 11,8% em lançamentos, principalmente residenciais. Para 2020, as estimativas ainda são boas e a previsão é de um crescimento de até 3% podendo gerar 200 mil empregos formais até dezembro. 

Porém, é esperado que essa crescente seja alterada devido a pandemia do coronavírus que afetou não só a construção civil como todos os setores do mercado. Isso faz com que mudanças sejam aplicadas nas futuras e atuais construções, principalmente quando falamos em sustentabilidade

Sobre tudo que envolve tendência e inovação é possível perceber que a pandemia acelerou ainda mais essa realidade, principalmente na construção civil. A preservação dos recursos ambientais agora passou a ser urgente. 

Além disso, as vantagens em termos de negócios são muito maiores ao realizar o que chamamos de construção verde. 

Como você vê essas mudanças na construção civil em um cenário pós pandemia? Você se considera preparado para essas mudanças sustentáveis? Conta pra gente nos comentários! 

Para ficar por dentro de tudo e se preparar ainda mais, confira o conteúdo sobre plano de gerenciamento de resíduos da construção civil clicando aqui

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você!
Ou se preferir, mande um email.

 

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589,
Ressaca, Contagem Minas Gerais – Brasil

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

[email protected]