Faça uma visita:

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589, Ressaca, Contagem
Minas Gerais – Brasil

Contato:

(31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: (31) 9.8705-9196
Outras regiões: (31) 9.8705-9257

Gestão de Obras: O Que é e Benefícios

Gestão de Obras
14

Jan 2019

Por:Simone Las Casas
Obras e Projetos

A construção civil é um dos setores produtivos mais importantes para o bom desempenho da economia brasileira. E, para que os empreendimentos sejam executados com eficiência, é necessário planejamento e organização dos processos operacionais, que se estabelecem em um procedimento conhecido como gestão de obras.

Para saber um pouco mais sobre o que é a gestão de obras, conceitos envolvidos e vantagens associadas, é só continuar a leitura!

O que é Gestão de Obras?

O gerenciamento de obras consiste em prever a administração do tempo, recursos e equipe, para que o cronograma das atividades seja respeitado.

Esse controle ajuda os engenheiros e/ou gestores de obra a terem uma leitura real dos processos de execução, o que possibilita a antecipação de possíveis imprevistos e permite uma tomada de decisão mais rápida e assertiva.  

Então isso quer dizer que a gestão de obras na construção civil está atrelada somente a organização dos recursos humanos e materiais? Felizmente ou não, não é tão simples assim!

O gestor de obras precisa estar atento, ao cumprimento de prazos, metas e orçamento previsto, mas também à qualidade das tarefas entregues, o grau de envolvimento das pessoas envolvidas, a comunicação interna do projeto, entre outros aspectos.

Por isso, a gestão de projetos vai muito além de requisitos técnicos e aplicação de metodologias prontas. Passa também pela gestão da qualidade e gestão de pessoas!

Vantagens da gestão de obras

Só pelo que apresentamos anteriormente, já é possível identificar uma série de vantagens da implementação de uma gestão de obras adequada.

Separamos as principais delas para você:

Menos prejuízos e auxílio de um cronograma

Um dos pontos que mais prejudicam o bom andamento de uma obra é a ausência de um planejamento estratégico e estruturado. A ausência desta ferramenta aumenta a chance de ocorrerem gastos excessivos e tarefas executadas fora do prazo e dos padrões de qualidade.

Pensando nisso, a gestão de projetos não abre mão de um cronograma eficiente que, se bem conectado com o dia a dia do canteiro, pode ser determinante para o sucesso do empreendimento.

Melhor visualização dos processos

Não precisamos nem dizer o quanto isso é importante para uma obra, certo? Saber os processos já finalizados, em andamento e a executar permite que, de fato, se tenha controle sobre a operação, aluguel de maquinário, contratação de equipe terceirizada, etc.

Maior produtividade e qualidade

Acompanhar de perto os processos e as atividades realizadas propicia maior conhecimento em relação ao grau de qualidade da obra entregue e do envolvimento do time. Isso tem impacto significativo na percepção de valor do cliente sobre o empreendimento e também na produtividade da equipe.

Pensando nisso, o gestor precisa estar atento aos materiais usados na obra, com o intuito de garantir o alto padrão exigido – e isso começa na etapa de planejamento da obra!

É também de grande importância ouvir e abrir espaço para o diálogo com quem trabalha no canteiro, tanto pela possibilidade de bons insights quanto pelo controle do processo em si! Assim, pode-se direcionar cada colaborador para seu maior rendimento e torná-los mais motivados e envolvidos!

O gerenciamento de projetos e obras é um mecanismo que potencializará o sucesso dos seus empreendimentos, pois é capaz de proporcionar o engajamento dos colaboradores em uma ação organizada e estruturada, que tem como finalidade principal o alcance da satisfação dos clientes.

Ainda tem dúvidas sobre como fazer a gestão de obras? Quer saber mais sobre o assunto? Deixe o seu comentário.

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você! Ou se preferir, mande um email.

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589, Ressaca, Contagem
Minas Gerais – Brasil

(31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: (31) 9.8705-9196
Outras regiões: (31) 9.8705-9257

[email protected]

×
Fale conosco! Clique no ícone abaixo para iniciar seu atendimento.