Faça uma visita:

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589, Ressaca, Contagem
Minas Gerais – Brasil

Contato:

(31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: (31) 9.8705-9196
Outras regiões: (31) 9.8705-9257

Fachadas Sustentáveis: por que adotar este conceito em sua reforma?

Fachadas sustentáveis
21

Aug 2018

Por:Ecogranito
Obras e Projetos | Sustentabilidade | Tendências

As fachadas das residências são as responsáveis pela primeira impressão. São o famoso “cartão de visitas” da nossa casa. Dessa forma, nada mais natural do que buscar deixá-la mais bonita durante a reforma. Que tal conhecer as fachadas sustentáveis?

Entretanto, muito além do quesito estético, as fachadas podem ter, de fato, uma função. As chamadas fachadas sustentáveis podem melhorar a iluminação, ventilação e até mesmo a qualidade do ar do ambiente!

Entenda por que as fachadas sustentáveis são uma boa opção para a reforma de casa!

O que são fachadas sustentáveis?

O conceito de sustentabilidade na construção civil é, muitas vezes, banalizado. Uma construção que seja de fato sustentável leva em consideração muitos aspectos, os quais vão muito além da adoção de técnicas ambientalmente responsáveis em um ou outro ambiente.

Entretanto, direcionando a análise para as fachadas, tem-se que essas são sustentáveis quando levam em consideração a melhoria do desempenho energético e ambiental das edificações de forma geral, isso quando comparada aos modelos tradicionais.

Por isso, devem levar em consideração as características do local em que se encontram, tais como incidência de radiação solar, direção dos ventos, presença de construções de maior porte no entorno, regime de chuvas, entre outras especificidades locais.

Quais os benefícios das fachadas sustentáveis?

Os benefícios desse tipo de fachada são inúmeros! Novas tecnologias e alternativas têm surgido com frequência, o que faz com que o consumidor tenha, hoje, mais opções na hora da compra! Alguns dos principais benefícios são:

Melhoria da ventilação

Muitos dos modelos de fachadas sustentáveis também são conhecidos como “fachadas ventiladas”. Isso porque as janelas são pensadas para aproveitar a direção e intensidade dos ventos do local, de modo a favorecer a ventilação natural.

Esse importante benefício pode trazer consigo economia de energia e melhoria do desempenho térmico, além de serem opções seguras e com boa durabilidade.

A melhoria da ventilação pode, inclusive, prevenir problemas respiratórios e alergias, devido à troca de ar mais frequente!

Melhoria do conforto térmico e acústico

As fachadas sustentáveis são pensadas para que absorvam menos calor durante as temporadas mais quentes e que o dispersem menos em épocas mais frias.

Por isso, reduz o estresse e desgaste físico e psicológico devido ao desconforto térmico, além de dispensar o uso de ventiladores e condicionadores de ar.

Alguns tipos de revestimentos sustentáveis para fachadas funcionam, inclusive, como barreira acústica. Essa vantagem é especialmente interessante para áreas muito movimentadas, em que o barulho externo pode ser um grande incômodo.

Melhoria da iluminação

Alguns tipos de fachadas, como é o caso das envidraçadas, apresentam grande vantagem em relação à penetração da luz. A claridade auxilia no desenvolvimento de atividades rotineiras e dispensa iluminação artificial durante o dia.

Além disso, tem influência direta e indireta sobre o humor e bem estar, uma vez que, em geral, ambientes mais claros geram mais disposição e energia, ao contrário de ambientes escuros, que passam a sensação de cansaço e indisposição.

Isso sem contar que, dependendo de onde está localizada, a vista do ambiente externo pode também ser um fator de grande influência para o conforto e tranquilidade.

Valorização do imóvel

Todos os benefícios apresentados anteriormente, por si só, já são capazes de aumentar a valorização do imóvel, uma vez que melhoram a eficiência da edificação, reduzindo os gastos mensais.

Mas além disso, as fachadas sustentáveis, tais como as fachadas com cobertura vegetal, trazem grande valor estético, atraindo olhares e admiração!

É importante lembrar-se que, aquilo que é sustentável em um determinado local, não necessariamente será em outro. A arquitetura sustentável deve, necessariamente, levar em consideração as especificidades de onde será feita a construção ou reforma!

E você, o que acha das fachadas sustentáveis? Conta pra gente nos comentários!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você! Ou se preferir, mande um email.

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589, Ressaca, Contagem
Minas Gerais – Brasil

(31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: (31) 9.8705-9196
Outras regiões: (31) 9.8705-9257

[email protected]

×
Fale conosco! Clique no ícone abaixo para iniciar seu atendimento.