Contato:

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

      

Impactos do coronavírus na economia, mundo corporativo e sociedade

21

Maio 2020

Por:Ecogranito
Não categorizado

Não é novidade para a maior parte da população brasileira que o mercado global está sofrendo fortes abalos devido ao novo coronavírus. Essa desaceleração econômica, consequência da paralisação das atividades no mundo todo, causou grande impacto nas cadeias globais de suprimentos e principalmente no comércio global.

A economia global entrou em recessão, e para muitos estudiosos e economistas esse efeito pode estar presente em nossas vidas por anos até a recuperação completa das perdas e as mudanças geradas pela pandemia. 

É preciso seguir as regras de quem sabe e entende quais são as melhores formas para o controle da pandemia e até o controle da situação econômica do mundo e de cada país. Como olhar para esse cenário com pensamento consciente na esperança de conquistarmos esses objetivos? 

Neste artigo, vamos explicar quais são os principais impactos que essa desaceleração econômica está causando na vida dos brasileiros, e possíveis “dicas” para seguir enquanto isso tudo não acaba. 

Entenda a paralisação da economia

Grande parte da população foi submetida ao isolamento social e medidas restritivas dentro da quarentena. Podemos chamar esse ato de privilégio, pois não são todas as pessoas e profissionais que podem usufruir dessa medida e se proteger do vírus em suas casas. Isso vale para todos os países e continentes.

O vírus que teve origem na China fez com que o país se mantivesse paralisado, fechando fábricas e deixando regiões inteiras do país completamente isoladas. Por ter sido o pioneiro no propagação do vírus em 2019, nesse momento a China começa a retomar suas atividades aos poucos e com muita cautela. 

Porém, não foi diferente do que vêm acontecendo com os outros países e o PIB chinês caiu 6,8% no primeiro trimestre de 2020. Registrando a primeira queda do PIB do país desde 1992, ou seja, essa foi a primeira contração em quase 30 anos

Já no Brasil, começamos com a suspensão de aulas que foram sendo ampliadas até alcançarem o fechamento de comércios e serviços. Além disso, fábricas também foram obrigadas a interromper todas as atividades ou, como opção, dar férias coletivas aos trabalhadores. Essas medidas distanciamento social têm sido aplicadas, informalmente, inclusive entre famílias, vizinhos e amigos. 

E foi aí que começou a desaceleração econômica no nosso país, com todos os consumidores diminuindo significativamente o consumo ao redor do mundo, houve uma quebra de cadeias globais de produção e de demanda. Esse evento tem nome, e chamamos de choque de oferta

A pandemia obrigou o mundo a dar uma pausa adiando viagens, negócios, sonhos e diversos outros eventos e atividades. Grandes festivais musicais e até mesmo as Olimpíadas de Tóquio não ficaram de fora dessa e, como todos os outros, foram cancelados ou adiados para o próximo ano. 

Resultados da desaceleração econômica

Foi divulgado um relatório pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) que a previsão da economia mundial, devido a pandemia do coronavírus, chega a registrar, em 2020, o pior desempenho desde a Grande Depressão de 1929.

Isso faz com que o PIB global recue cerca de 3% também em 2020. Já a Organização Mundial do Comércio (OMC) prevê em até 32% de retração do comércio neste ano. Os abalos no mercado brasileiro também são grandes e as interrupções das atividades econômicas deixam poucas esperanças para o crescimento da economia brasileira em 2020.

A atual realidade do brasileiro diante dessa desaceleração econômica é a revisão de planos e previsões semanalmente. Viver uma semana de cada vez tem sido quase um mantra para todos nós. Muitos empregos foram perdidos e as empresas começam a fechar definitivamente as portas, fazendo com que as taxas de desemprego fiquem muito altas.

Porém, as formas de olhar o mundo e viver os dias mudam também com esses novos hábitos. O consumo sem responsabilidade sai de moda, e atitudes como atuar mais no coletivo também são revisadas. Podemos afirmar que a partir da Covid-19, nada mais será como antes. 

Novos hábitos e consciência 

Para além da mudança de cotidiano, que eram nossas rotinas e vontades repentinas de caminhar livremente nas ruas, shoppings, praças etc, o que o coronavírus deixa de lição são mudanças profundas e transformações de consciência que vão modificar completamente a nossa realidade.

O conhecimento prévio de que o mundo como conhecíamos precisava há anos dessas transformações, fez com que essa consciência fosse acelerada de forma involuntária e obrigatória. 

É preciso revisar crenças e valores principalmente quando pensamos em saúde pública e os acessos que outras pessoas têm à esse serviço tão essencial. Assim como os hábitos de consumo, a revisão de prioridades de consumo, e no impacto ambiental que esse consumo causa. É hora de se envolver verdadeiramente em causas e na importância de se consumir com sustentabilidade

No novo contexto corporativo, no qual o home office deixa de ser uma alternativa e passa a ser uma necessidade, velhos modelos de negócios e de gestão, bem como antigos hábitos e dinâmicas de trabalho, devem ser repensados em todos os âmbitos. Ou seja, é indispensável que as empresas avaliem a necessidade real de sustentar algumas estruturas e processos.

Tente olhar de forma positiva o fato de que estamos nos transformando e a partir disso criando abertura para outras realidades que envolvem a valorização humana e grande preocupação sócio-ambiental. Ações de visão sustentável ganharão mais espaço no mundo todo e só depende de nós o incentivo e adesão ao uso consciente de recursos naturais do planeta. 

Como está sendo a sua transformação diante dessa pandemia? Como podemos compartilhar juntos dessas novas mudanças? Deixe sua opinião nos comentários! 

Acompanhe o nosso blog e que fique por dentro dos assuntos da atualidade. É só clicar aqui.

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você!
Ou se preferir, mande um email.

 

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589,
Ressaca, Contagem Minas Gerais – Brasil

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

[email protected]