Contato:

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

      

Cronograma de obras: qual a importância e como criar o seu

Cronograma de obras
09

set 2019

Por:ecogranito
Não categorizado

Iniciar uma nova obra não é tarefa fácil, disso todos nós estamos cientes, não é mesmo? É necessário realizar um cronograma de obras minucioso para que nenhum erro inesperado ocorra no meio do caminho.

Neste artigo daremos algumas dicas para você criar um planejamento efetivo, que garantirá o sucesso do processo! Ao final, o cliente ficará feliz com o projeto entregue e você orgulhoso do trabalho realizado.

Ficou curioso e quer saber ainda mais sobre o tema? Então pegue um lápis, uma caneta, anote tudo e boa leitura!

O que é um cronograma de obras?

Um cronograma de obras deve ser pensado e realizado como um norte em qualquer obra que será realizada. É por meio dele que todas as atividades serão geridas, com prazos e metas que devem ser estabelecidas e cumpridas.

Essa importante ferramenta de trabalho deve ser desenvolvida por um profissional da área (arquitetos, engenheiros), respeitando as especificidades de cada projeto. Ou seja, precisa ser levado em consideração o local, os desejos do cliente e os detalhes do orçamento.

Quais são as melhores dicas?

Chegou a hora de saber quais são as melhores dicas para a construção do seu cronograma de obras. Abaixo separamos as 5 melhores para não ter erro. Confira:

1- Faça uma lista de tudo o que for necessário

Essa etapa é extremamente importante, pois ela define qual será a proporção do projeto e quais itens devem ser levados em consideração antes dele ser iniciado. Por isso, nessa lista, considere os seguintes pontos:

  • equipe envolvida (mão de obra);
  • materiais a serem utilizados;
  • serviços elétricos;
  • serviços hidráulicos.

Dentro de cada tópico, especificidades individuais podem ser colocadas para deixar o cronograma ainda mais completo.

2- Estabeleça datas

Toda obra precisa ter um tempo para iniciar e terminar, correto? Por isso é importante estabelecer datas para que nada saia do cronograma estabelecido.

Além de calcular a obra no geral, é preciso medir quanto tempo levará para comprar os materiais, contratar a equipe necessária, para a resposta de órgãos competentes e finalização de cada parte do projeto, caso ele seja de grande proporção.

3- Calcule os riscos

Por mais que o projeto tenha sido planejado contando com os mínimos detalhes, riscos podem ocorrer durante a sua execução. Insumos podem faltar, profissionais precisão atrasar por problemas pessoais, o cliente pode demandar modificações, mudanças climáticas inesperadas, entre outros contratempos.

Com isso um cronograma que leva em consideração todos esses riscos se torna ainda mais eficiente, pois o engenheiro responsável pelo projeto estará preparado quando algo dessa natureza ocorrer.

4- Execute o planejado

Não adianta esboçar todo um planejamento para depois sair dele sem nenhum motivo palpável. Por isso, priorize realizar todo o cronograma pré-estabelecido. Ele foi criado justamente para que as ações não estejam perdidas durante a obra. Aqui a palavra chave é: foco!

5- Durante a obra, meça os resultados

Separe períodos no seu cronograma  para que resultados do que já foi produzido seja mensurado. Assim você saberá como anda o planejado elaborado – se ele está sendo cumprido dentro do prazo ou se algo precisa ser reajustado.
Viu como montar um cronograma bem estruturado fará total diferença na realização da sua obra? Quer saber ainda mais sobre outros passos fundamentais em qualquer projeto? Baixe o nosso e-book “Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Revestimentos”.

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você!
Ou se preferir, mande um email.

 

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589,
Ressaca, Contagem Minas Gerais – Brasil

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

[email protected]