Contato:

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

      

7 estilos diferentes que você pode optar na construção de uma casa

15

Maio 2020

Por:Ecogranito
Não categorizado

Você já sabe ou pensou em como será o estilo da sua casa? Junto com o seu arquiteto, você tem muitas opções para definir os primeiros passos antes de começar as obras de construção de uma casa. Você deve escolher os materiais, paleta de cores, disposição dos cômodos, tipo e formato do telhado e etc.

Antes de mais nada, uma das decisões mais importantes que se deve tomar, é a do profissional que irá te ajudar nesse longo processo, seja ele despojado, sofisticado ou “rústico”. Desde a escolha do terreno até os acabamentos e decorações, o responsável pelo projeto irá ressaltar o seu gosto e a sua identidade, sem deixar de levar em conta as necessidades da edificação. 

São tantas possibilidades que estamos aqui para lembrar você que é completamente normal se sentir perdido nessa situação. Por isso, criamos este artigo com 10 estilos diferentes que você pode optar na construção de uma casa, para dar orientações e apresentar algumas opções de estilos. Assim, você terá inspiração para escolher qual combina mais com a sua proposta. 

Vamos lá? 

1. Casas Modernas X Contemporâneas  

A arquitetura contemporânea é diferente da arquitetura moderna. As casas de estilo contemporâneo monopolizam vários outros estilos e tendências, inclusive o moderno. Sua principal característica é a racionalização da construção, traços minimalistas e formas incomuns, desafiando a imaginação com o uso de formas orgânicas. 

A integração e a socialização são valorizadas no projeto moderno, sua principal característica são vãos amplos e ambientes integrados. As cores claras e neutras são destaque. Materiais que revelam a ascensão do período industrial geralmente são usados na fachada, como: aço, concreto e o vidro. Em algumas habitações modernas, a madeira também está presente. 

2. Casas Compactas

O que antes era considerado “pouco espaço” agora é explorado com metragens ideais para a necessidade de uma família. Seja ela grande ou pequena, cada vez mais, os projetos arquitetônicos de casas e apartamentos menores vem aumentando no mercado. 

Casas compactas têm a vantagem de um melhor aproveitamento do terreno como um todo, e deixam mais espaço de lazer, como uma área de churrasco ou jardim

Comum entre os jovens, é possível dizer que casas compactas são uma macro-tendência social mundial referente a viver cada vez mais com menos. Ou seja, é a valorização do essencial, suprimindo o uso de elementos supérfluos e tornando o ambiente mais leve.  

3. Eclético 

Para os indecisos uma ótima opção é o estilo eclético. É possível misturar alguns dos estilos e ter uma proposta eclética para a construção de uma casa. Porém, apesar de despojado, é preciso ter muito cuidado quanto a harmonia do estilo. Materiais, cores e principais elementos da fachada devem ser avaliados pelo arquiteto. 

4. Americano 

Há diversos aspectos da história da arquitetura dos Estados Unidos utilizados em casas, principalmente no que se refere às construções típicas da costa leste do país. Por exemplo, as cores claras como branco, creme e cinza, se  mescladas na predominância da madeira, pintada de branco, remetem às belas casas de praia. 

5. Asiático 

Para aqueles que buscam harmonizar e integrar a natureza externa, os espaços de uma casa com estilo asiático podem ser aproveitados com simplicidade e exuberância. Isso sem deixar de priorizar a leveza e valorizando aquilo que é fundamental e saudável. 

Geralmente seguem linhas simples, painéis de madeira em tons claros, amplas aberturas e portas de vidro, formando uma construção baseada no estilo Asiático. Pode ser executado de forma minimalista e combinado com outros elementos asiáticos, como jardim zen e plantas ornamentais. 

6. Rústico 

Marcada pela forte presença de painéis de madeira nas paredes e piso, a arquitetura rústica apresenta telhados coloniais e grandes janelas para a entrada de luz natural em todos os ambientes.

Paredes de tijolinhos dão uma característica marcante e um charme à casa. Além disso, plantas e artesanatos são uma ótima opção para quem quer seguir a linha rústica. 

7. Ecogranito 

Não é considerado um estilo, mas resolvemos acrescentar um bônus para dar um exemplo de material que oferece uma gama de opções que facilitam a composição dos mais variados ambientes.

Além de ser um material leve, sustentável, com texturas e alta durabilidade, revestimentos de ecogranito são flexíveis e versáteis. Também fazem contornos sobre quaisquer elementos arquitetônicos, principalmente quando falamos de fachadas, que é o cartão de visitas da construção. 

Sabemos que a fachada pode valorizar muito um imóvel, além de transmitir mensagens acolhedoras. Por isso, pontuamos 3 exemplos de fachadas com Ecogranito para inspirar você, ainda mais, na construção de uma casa.

Confira:

Construção de uma casa: a importância de um projeto de arquitetura bem feito 

Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, 54% dos brasileiros construíram ou reformaram a casa no último ano. A pesquisa também mostra que a maioria das construções ou reformas foram feitas sem a assistência de um arquiteto. O que desrespeita as leis e normas vigentes no país. 

Há um índice de 70% de satisfação para aqueles que contratam arquitetos e urbanistas para auxiliar na obra.

Um bom projeto arquitetônico, além de adaptar seus desejos em relação ao estilo da construção de uma casa, também promove segurança, conforto e custo benefício. Essa dica é, principalmente, para poupar você de grandes problemas futuros. 

Agora que você também já conhece 7 estilos diferentes que você pode optar na construção de uma casa, não se esqueça de conferir conteúdos como esse no nosso blog, afinal, desejamos a você uma boa e responsável construção!

Que tal ler sobre as melhores opções de revestimento externo para casa

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você!
Ou se preferir, mande um email.

 

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589,
Ressaca, Contagem Minas Gerais – Brasil

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

[email protected]