Faça uma visita:

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589, Ressaca, Contagem
Minas Gerais – Brasil

Contato:

(31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: (31) 9.8705-9196
Outras regiões: (31) 9.8705-9257

Cimento, Argamassa, Concreto e Rejunte: Principais Diferenças e Funções

cimento-argamassa-concreto-rejunte
29

Jan 2019

Por:Simone Las Casas
Fique por dentro

Quem trabalha com planejamento e/ou execução de obras sabe como é importante conhecer bem os materiais, insumos, técnicas construtivas, fornecedores, etc. Sabendo que cada insumo utilizado tem sua característica e funções específicas, é de se esperar que engenheiros e/ou gestores de obras os conheçam como a palma da mão.

Entre os insumos mais falados e utilizados estão o cimento, a argamassa, o concreto e o rejunte. Quer saber mais sobre cada um deles? Quais as principais diferenças?

As principais informações estarão neste post. É só continuar a leitura!

Cimento

É um material cuja história começa em 1824, mais precisamente em Portland, na Inglaterra, quando o construtor Joseph Aspdin fez a seguinte experiência: queimou o pó de pedras calcárias das ruas com argila, o que resultou em uma espécie de areia fina que não se diluía em água. Em função de sua rigidez, o material ganhou o nome de cimento Portland, fazendo alusão às rígidas rochas presentes na região.

Em 1888, o conceito do construtor inglês começou a ser aplicado no Brasil, quando o comendador Antônio Proost Rodovalho construiu uma fábrica em Sorocaba, interior de São Paulo, fato que potencializou as experiências para produção de cimento no país.

Atualmente, o Brasil é uma referência na comercialização do insumo, sendo um dos principais exportadores do mercado mundial.

O cimento é usado para consolidação de concretos, assentamento de blocos e elaboração de massa para reboco. Eles são divididos em cinco tipos, que são:

  1. Cimento Portland Comum: sua composição é uma das mais simplificadas, pois o material é para ser usado em obras convencionais, não ficando exposto a água, maresia e esgoto.
  2. Cimento Portland Comum com adição: esse produto é similar ao primeiro, porém, ele é mais permeável, em função da adição de uma pequena quantidade de clínquer.
  3. Cimento Portland de alta resistência inicial: é um material básico, mas que se caracteriza pela alta resistência inicial. Este tipo de cimento ganha mais consistência em menor tempo.  
  4. Cimento Portland composto com escória:  o diferencial deste modelo é que ele possui mais aditivos, tornando-o essencial para o uso junto a materiais que não liberam tanto calor.
  5. Cimento Portland de alto forno: este tipo de produto se caracteriza por sua versatilidade, já que seu diferencial é a durabilidade, que viabiliza sua utilização em obras convencionais, ou projetos de grande porte, como viadutos, pistas de aeroporto, etc.

Argamassa

É um material essencial para a construção de empreendimentos, pois é usado no assentamento de tijolos, revestimentos de parede, piso, granitos, entre outros. Conheça algumas das principais opções:

Argamassa para assentamento: essencial para ajustar blocos e tijolos nas atividades de alvenaria.

Argamassa de impermeabilização:  material direcionado para parede e tetos, com o intuito de impermeabilizá-los.

Argamassa para revestimento: produto também direcionado para paredes e tetos, porém, a sua função é cobrir, proteger e nivelar a estrutura.

Concreto

O concreto é resultado de uma composição equilibrada entre água e cimento. O uso proporcional destes dois componentes é o que garante a durabilidade e resistência deste material.

O excesso de água inviabiliza a resistência em função dos poros que surgirão quando o grande volume de líquido evaporar na secagem. Por outro lado, se a quantidade for menor que a necessária, a estrutura e o formato  do concreto podem também ficar comprometidos.

Alguns dos principais tipos de concreto são o projetado, colorido, de alto desempenho (CAD), permeável e autodensável (CAA).

Rejunte

O material tem o intuito de unir e uniformizar os revestimentos, com o objetivo de evitar infiltrações e fissuras, além de dar um acabamento estético. Confira as principais alternativas do mercado:

Rejunte acrílico: material é adequado para porcelanato, cerâmica e pastilhas de vidro, que podem ser instalados em banheiro, lavanderia, cozinha e garagem.

Rejunte epóxi: tipo de rejunte essencial para locais com grande quantidade de circulação de pessoas, como banheiros, saunas coletivas e vestiários. O diferencial deste rejunte é que ele é impermeável e resistente a fungos e manchas.

Rejunte Cimentício: item indicado para ser colocado tanto no lado interno, quanto no lado externo da casa, podendo ser aproveitado em áreas com grande umidade.

Compreendendo as particularidades de cada material a ser utilizado, você conseguirá trabalhar com os materiais adequados, nos ambientes corretos!

Te interessa saber mais sobre os materiais usados na construção civil? Deixe nos comentários!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você! Ou se preferir, mande um email.

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589, Ressaca, Contagem
Minas Gerais – Brasil

(31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: (31) 9.8705-9196
Outras regiões: (31) 9.8705-9257

[email protected]

×
Fale conosco! Clique no ícone abaixo para iniciar seu atendimento.