Tendências de Arquitetura e Decoração para 2021

O ano de 2020 não foi fácil com a pandemia do novo coronavírus impossibilitando o pleno funcionamento de vários setores da indústria, como o da arquitetura e construção. O mundo todo passou por muitas mudanças, como a adoção do home office e a paralisação de obras para que todos pudessem realizar uma das medidas de prevenção da doença: o distanciamento social. 

A boa notícia é que os setores citados acima se saíram bem, mesmo na pandemia e esse ano, mais do que nunca procuram avançar para obter uma contribuição ainda maior na economia brasileira. 

Por isso, os profissionais da área devem se atentar para ass principais tendências de arquitetura e decoração para o ano de 2021. Veja quais são:

Quais foram as mudanças que o mundo sofreu em 2020?

O mundo do trabalho passou por mudanças significativas devido a pandemia do Covid-19 e algumas tendências que já estavam sendo implantadas de modo gradativo ganharam força durante o ano, como:

  • Implantação do home office pelas empresas;
  • Organização do trabalho, com jornadas mais curtas e acordos para evitar longos períodos de férias;
  • Demanda por trabalhadores qualificados;
  • Engajamento virtual;
  • Controle de jornada de trabalho e de atividades;

Todas essas mudanças afetaram o setor da arquitetura, uma vez que não é possível realizar obras e reformas pelo home office, não é mesmo? Por isso, entenda como a Arquitetura foi afetada em 2020. 

Quais foram os desafios para a Arquitetura e Decoração? 

Para os arquitetos, passar o dia todo em casa fazendo home office pode ser um grande desafio, visto que a maior parte das tarefas consiste em visitar obras, tomar decisões de modo coletivo e se relacionar com as pessoas — de clientes a fornecedores de materiais.

Dentre os principais desafios, podemos citar:

Comunicação e acesso remoto

O regime de home office abriu caminho para a falta de contato pessoal com os outros  profissionais do escritório e para o fluxo habitual de trabalho. Isso exigiu um grande esforço para a boa comunicação entre todos e, consequentemente, melhores ferramentas. As melhores saídas foram encontradas no digital: vídeo chamadas, redes sociais e ligações telefônicas foram capazes de manter a sinergia entre arquitetos. 

Canteiro de obras

O home office foi a solução temporária para parte dos processos da arquitetura. Isso porque já há a viabilização de modelos virtuais e documentos na nuvem àqueles trabalhando de casa. 

Porém, as edificações só podem ser realizadas com profissionais que necessitam ir ao canteiro de obras, atrapalhando o cronograma de muitos projetos.

Além disso, outro entrave foi o congelamento de todos os trâmites legais ligados à aprovação de projetos. Como resultado vimos a paralisação de obras e de projetos que poderiam ser, facilmente, desenvolvidos no home office. 

Diante desses desafios, quais são as principais tendências para 2021?

A notícia boa é que com a virada de cada ano surgem novas tendências capazes de fomentar o setor e ajudar a aquecer a economia. Nesse contexto, as principais tendências de arquitetura e decoração para 2021 são:

Minimalismo

Não estamos falando somente da composição estética com um visual mais clean. Ligamos o minimalismo ao consumo consciente também. Por isso, há uma preocupação em harmonizar o design com o estilo de vida e comportamentos de consumo do cliente.

O minimalismo em 2021 utilizará menos produtos, terá mais funcionalidade e adotará uma decoração menos carregada. Pode-se ver o minimalismo em ambientes como o escritório em casa, já que será preciso evitar o esgotamento emocional causado pela pandemia do novo coronavírus, além das rotinas estressantes de trabalho.

Casa Verde

Percebeu-se a necessidade de se reconectar com a natureza, mesmo em grandes centros urbanos. Para isso, a casa verde vem com tudo, pois irá contrabalancear o cinza das áreas urbanas com o paisagismo, jardins verticais, plantas ornamentais e até hortas caseiras. 

Afetividade

Casas inteligentes podem ser tendências, mas podem acabar deixando o ambiente com a sensação de frieza e falta de sentimento de pertencimento. 

Por isso, a tendência é unir o tecnológico com elementos que resgatam a afetividade. Isso por ser feito com uma decoração que expõe as raízes dos moradores, assim como a história por trás de um projeto de design por meio de objetos artesanais, por exemplo.

Decoração monocromática

A tendência do monocromático permite o uso de uma cartela bem variada de cores capaz de criar uma atmosfera diferente em cada ambiente. O uso das cores frias, por exemplo, dão um ar sóbrio, enquanto que as cores quentes, como o vermelho, deixam o espaço alegre.

Ecogranito

O material inovador e sustentável chega ao Brasil para conferir sofisticação, sustentabilidade, praticidade e alta produtividade para qualquer obra. O Ecogranito é um revestimento inteligente que foi desenvolvido no Japão e trazido para o Brasil, de forma pioneira, pelos investidores do Grupo Las Casa e Hsieh Empire.

Completamente flexível e produzido com resinas de base aquosa, o Ecogranito é um revestimento em massa que tem como principais diferenciais:

  • Resistência às patologias das construções e intempéries;
  • Alta durabilidade e baixa manutenção;
  • Leveza (apenas 7% do peso do granito);
  • Excelente custo-benefício;
  • Responsabilidade ambiental (produzido através do reaproveitamento de resíduos de granito e mármore)
  • Aplicação simples e de poucas etapas;
  • Segurança;
  • Desenvolvimento de cores sob demanda;

Além disso, possui baixo índice de desperdício, contribuindo para diminuir significativamente os impactos ambientais provocados pela Construção Civil.

Agora que você já está atualizado sobre as tendências previstas para a arquitetura e decoração em 2021, fique de olho nas principais tendências da Construção Civil para este ano.

Comenta aqui embaixo quais dessas tendências você já utilizou em seus projetos 🙂 Gostou do resultado? 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!