apartamento pequeno

Reforma de apartamento pequeno: como dar aquele toque especial?

Um apartamento pequeno pode parecer um problema para algumas pessoas, principalmente por conta do espaço minimizado, que não permite amontoar utensílios. No entanto, isso pode ser completamente revertido com uma reforma pensada especialmente para esse espaço.

Então se você está planejando dar um toque especial nesse ambiente, basta ler o post. Daremos dicas que irão transformar o seu apartamento pequeno. Ficou interessado pelo assunto? Então confira!

1. Opte por cores claras

Cores claras, como branco e gelo, dão a impressão de o espaço ser maior. Isso está diretamente relacionado à psicologia das cores e à dispersão da luz que se espalha facilmente quando um ambiente é claro.

2. Janelas amplas são bem-vindas

Janelas amplas também ajudam em uma propagação maior da luz natural, fundamental para qualquer ambiente. Além disso, dependendo do seu andar, uma bela vista pode ser apreciada.

3. Aposte no conceito aberto no apartamento pequeno

O conceito aberto significa derrubar paredes para que dois ambientes possam se transformar em um. Isso resulta em um melhor aproveitamento dos espaços. Por exemplo, uma cozinha pode estar integrada à copa, o que se torna extremamente benéfico, pois o espaço que uma parede e porta ocupariam são excluídos

4. Utilize móveis multifunções

Sabe aquela prateleira multifunções que serve como mini biblioteca, suporte para TV e taças? Elas são super práticas e economizam espaço em qualquer ambiente. São ideais também para quem é organizado, pois suas divisões e repartições permitem que cada objeto esteja arrumado no lugar adequado.

5. Iluminação pontual

Como dito anteriormente, luz natural é indispensável em qualquer ambiente. Mas a luz artificial não pode ser deixada de fora, e, acredite, ela ajuda a criar um ambiente melhor em espaços curtos. Por isso, instalar luminárias estratégicas pode ajudar na dispersão de iluminação do seu apartamento.

6. Use prateleiras altas no apartamento pequeno

Prateleiras altas são perfeitas para apartamentos pequenos, afinal, você economiza espaço na parte de baixo, justamente por onde as pessoas transitam. Prateleiras acima da altura da cabeça permitem que outros pequenos objetos sejam postos em alturas mais baixas, aprimorando o espaço livre.

7. Evite forro de gesso

Forro de gesso diminuem a altura do apartamento, pois sua estrutura ocupa 20 cm de espessura. E quando o assunto é apartamento pequeno qualquer centímetro é valioso. Caso essa opção seja válida para você, as lâmpadas embutidas serão descartadas. Nesse caso adicionar iluminação indireta, como luminárias de chão, é uma boa saída.

8. Abuse de espelhos

Espelho é outro artifício utilizado para ampliar ambientes, pois o seu reflexo dá a impressão de continuidade. Por isso, se possível, tente utilizá-lo em portas de armário ou em uma parede inteira — mas não se esqueça de posicioná-lo em um lugar que não bata sol para não criar reflexos incômodos.

Conclusão

Apesar de parecer complicado, é possível aprimorar espaços pequenos de um apartamento. Seus metros podem ser bem utilizados com a aplicação de uma decoração inteligente, realizada por um profissional da área da arquitetura. Basta colocar em prática as dicas acima!

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para receber mais dicas! Que tal descobrir mais sobre revestimento de paredes? Basta clicar aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.