realidade aumentada na construção civil

6 Tecnologias de Realidade Aumentada na construção civil

A construção civil é um segmento da sociedade que se reinventa continuamente, afinal, é também um dos ramos mais primitivos do mundo. Por isso, o avanço não é nenhuma surpresa, e sim uma necessidade. Diante deste contexto, é perceptível a aceleração da presença da realidade aumentada na construção civil.

Sendo assim, neste artigo abordaremos esses tipos de tecnologia que já estão em empresas do ramo, sejam construtoras ou reformadoras. Além disso, a presença destes recursos também já se dá independente do porte, mas com destaque para empresas médias ou grandes.

Confira as informações que separamos para você!

Entendendo o conceito de RA

Do inglês “Augmented Reality”, tais tecnologias são definidas pela presença interativa de componentes virtuais junto ao mundo real. Neste sentido, as tecnologias de realidade aumentada na construção civil se apresentam por meio de mídias digitais com elementos de design interativo.

Comparação com a realidade virtual

Apesar de serem próximos e até complementares, os conceitos de realidade virtual e aumentada são diferentes. E, mesmo que a confusão seja normal no senso comum, é essencial que especialistas saibam diferenciá-los.

Portanto, para esclarecer definitivamente, deve-se ter clareza de que ao abordar realidade virtual estamos falando da criação de um ambiente novo e virtual que não interage com o mundo real. Ou seja, o indivíduo é transportado a estes espaços por meio de dispositivos digitais.

Em contrapartida, conforme já foi apresentado, a realidade aumentada diz respeito às tecnologias que, obrigatoriamente, interagem com o meio em que estamos.

Conhecendo os dispositivos para realidade aumentada

Para que seja possível fazer uso de tecnologias de realidade aumentada na construção civil, ou mesmo em outros segmentos, são necessários dispositivos e interfaces apropriadas. Sendo as principais:

  • Óculos: são utilizados para possibilitar que os indivíduos vejam, geralmente em 3D, os projetos em realidade, sejam protótipos, canteiro de obras, etc.
  • Aplicativos de celular: é mais uma funcionalidade na palma da mão, que permite que os elementos digitais sejam projetados no espaço real.
  • Sensores de manipulação: auxiliam na imersão e integração do indivíduo por completo em contato com os elementos virtuais, possibilitando a percepção de todo o corpo junto à realidade aumentada.

6 tecnologias de realidade aumentada na construção civil

Abaixo, mencionaremos aplicações, ferramentas e recursos que já são utilizadas na construção civil. Por meio delas, uma organização do segmento consegue:

  • desenvolver o design e visualizar projetos;
  • melhorar a experiência do cliente;
  • realizar treinamentos e manutenções no canteiro de obras;
  • desenvolver a finalização do projeto, com até mesmo decoração virtual;
  • fazer apresentações e tour virtuais para os envolvidos em um projeto; 
  • além de demonstrar autoridade e agregar valor aos serviços prestados.

Se você tem interesse em fazer com que estes recursos cheguem à sua organização, confira as tecnologias de realidade aumentada na construção civil que separamos:

APPs de medição

Já pensou em possuir uma régua digital e capturar plantas na palma da mão? É a proposta de aplicativos de medição, como por exemplo, os AirMeasure e MeasureKit. E cada um deles conta com mais de três ferramentas para nível, medição de distância e outros. Ambos estão disponíveis para sistemas Android e iOS, com versões gratuitas ou pagas.

AuginApp

Os plugins da Augin, junto aos principais softwares para construção civil, permitem que projetos sejam apresentados em realidade aumentada. E o melhor: basta apenas um smartphone com a aplicação instalada, e os downloads são gratuitos para Android e iOS. Vale lembrar que se trata de um recurso nacional!

Augment

Se você busca sempre reduzir custos com protótipos e impressionar o cliente, esta é uma ótima solução. Com a plataforma é possível visualizar projetos em 3D, na escala adequada, e simulação de produtos. Disponível para smartphones e tablets com planos específicos para cada segmento e testagem gratuita limitada.

Dalux

Com mais de três soluções para designers, construtores, arquitetos e outros, a empresa Dalux possui ferramentas e aplicativos para projeção 3D, inserção de desenhos digitais na obra, gerenciamento de projetos e até mesmo gestão de recursos para administração patrimonial. As ferramentas são pagas e para um orçamento é necessário fazer contato com a empresa.

HoloLens

Pertencente à Microsoft, o HoloLens é um dispositivo ocular que pode auxiliar na correção de obras por meio da realidade virtual dentro do canteiro de obras. Sendo, portanto, ideal para engenheiros e demais colaboradores operacionais.

Apenas o dispositivo tem um custo de, pelo menos, 3500 dólares. Além disso, há também softwares pagos da mesma linha que podem ser usados junto ao HoloLens.

Morpholio

A empresa Morpholio é responsável pelo desenvolvimento de inúmeras ferramentas de realidade aumentada. Por meio de plataformas ou aplicativos, disponíveis para tablets e smartphones iOS, é possível criar projetos, usar canetas próprias para desenho em tempo real, e até mesmo compartilhar a experiência junto a outros usuários.

Neste caso, existem várias ferramentas que podem ser usadas juntas ou separadamente. Enquanto os aplicativos são gratuitos, as licenças empresariais são pagas e contam com planos a partir de 99 dólares.

Conclusão

A realidade aumentada na construção civil possibilita uma nova forma de desenvolver e experienciar projetos. Contudo, as maiores vantagens estão no ganho de tempo, redução de custos e mais segurança na obra para todos os envolvidos.

Por falar em redução de custos, você sabia que o reaproveitamento de materiais é uma forma também de diminuir despesas e ser mais sustentável? Leia nosso artigo sobre o assunto e fique por dentro!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.