Antes De Construir Ou Reformar: Entenda Por Que Fazer Um Orçamento de Obras

Antes De Construir Ou Reformar: Entenda Por Que Fazer Um Orçamento de Obras

Para toda construção ou reforma deve acontecer uma etapa de planejamento. Quando essa fase não é executada, ou é feita de forma inadequada, vários problemas podem surgir durante o andamento da obra.

Um dos tópicos mais importantes a serem abordados durante o planejamento é o orçamento de obras. Com ele em mãos, é possível tomar decisões muito mais conscientes, direcionando-o para que você possa construir a casa dos seus sonhos!

Neste post, a Ecogranito te explicará o que é, qual a importância e o que não pode faltar em um orçamento de obras!

O que é um orçamento de obras?

O orçamento de obras é um documento importantíssimo, o qual deve ser feito durante a etapa de planejamento da obra. Nele, é necessário incluir o máximo de informações possíveis sobre tudo o que envolve custos financeiros.

Para que você consiga elaborar um bom orçamento, é preciso separar um tempo para refletir sobre o que precisará ser feito, etapa por etapa. É interessante fazer esse processo em grupo, para evitar que algum dado seja esquecido.

Com um conhecimento detalhado sobre os insumos, suas especificações e serviços necessários, é possível fazer um cálculo mais confiável.

É importante lembrar que construções e reformas também envolvem custos diretos e indiretos:

Os diretos são aqueles intimamente associados à execução da obra. Um exemplo de custo direto é a própria matéria prima. As despesas indiretas são aquelas que precisam ser cumpridas para possibilitar que as atividades do canteiro de obras sejam executadas. Alguns exemplos são o gasto com funcionários administrativos, pagamento de taxas, entre outros.

Alguns fatores que podem influenciar o valor final do orçamento são a diferença entre os materiais e marcas disponíveis no mercado, a diversidade de técnicas construtivas, a possibilidade de descontos, entre outros.

Qual a importância do orçamento de obras?

O orçamento de obras é extremamente importante pois, através dele, você poderá identificar previamente o custo global do projeto. Assim, será possível definir se ele é viável ou não, se aquele é o momento mais adequado para a obra e se alguma adaptação de projeto pode ser feita antes de, efetivamente, iniciá-lo.

Alguns dos principais benefícios de se fazer um orçamento antes de começar a obra são o maior conhecimento e controle da obra como um todo, a redução de custos e o aumento do poder de negociação com os fornecedores.

Com isso, é possível evitar diversos gastos com desperdícios, retrabalho e surpresas desagradáveis; além de reduzir o estresse, que é muito comum durante as obras!

O que não pode faltar?

Em um orçamento de obras, recomenda-se:

  • Identificar de todos os serviços que serão demandados durante a obra;
  • Levantar o quantitativo de materiais e insumos necessários;
  • Porcentagem referente às reposições e perdas;
  • Apresentar pelo menos três preços de mercado para cada insumo;
  • Descrever os impostos e taxas a serem pagos e outros custos administrativos.

Sem as informações e estimativas em mãos, reunidas no orçamento, você assume o risco de não fazer bons negócios e também de não alcançar os resultados, do jeito e no tempo que você deseja. Acredite: é melhor se planejar!

E você, já tem uma técnica para conseguir cotações mais baratas? Compartilhe com a gente nos comentários!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.