planejamento de marketing

Planejamento de marketing para construtoras e reformadoras

Você já refletiu sobre a importância do planejamento de marketing na construção civil? Pois bem, apesar de não ser tão comum, saiba que é altamente recomendado que construtoras e reformadoras pensem em estratégias para vender mais.

Quer saber como construir um planejamento, o que levar em consideração, e o que esperar como resultado? Leia nosso artigo até o final.

Por que investir no planejamento de marketing?

Pode-se dizer que o marketing é um dos grandes responsáveis pelo sucesso financeiro e de reputação de um negócio. E, no caso de construtoras e reformadoras, não é diferente. Afinal, existem diversas empresas da construção civil presentes no mercado, e isso faz com que se destacar seja uma prioridade.

Em primeiro lugar, um bom marketing neste segmento é um diferencial. Isso porque muitos empresários não acham necessário investir nesta área dentro da organização. Mas a verdade é que um bom marketing possibilita boas vendas.

Vale destacar, inclusive, que neste caso estamos falando do marketing online e offline. Ou seja, planejamentos de marketing que contemplem o ambiente digital e também os espaços físicos.

Os principais motivos para fazer o investimento neste tipo de planejamento são:

  • Aumentar o número de vendas;
  • Fidelizar os clientes;
  • Torna-se referência;
  • Manter um relacionamento positivo;
  • Atrair os consumidores corretos;
  • Ser visto e lembrado;
  • Conseguir se destacar no mercado.

Sem dúvidas, você quer essas vantagens para a sua construtora ou reformadora, certo? Então, continue a leitura para ver abaixo como construir um planejamento assertivo!

Como construir um planejamento de marketing?

Para construir um planejamento de marketing, é preciso ter muitas informações acerca do seu negócio, dos clientes, da concorrência e do mercado. Mas, somente isso não é suficiente. Pois é imprescindível saber como usar tais informações, ou caso contrário o resultado pode ser negativo.

Então, listamos abaixo o que uma construtora ou reformadora precisa para ter um planejamento de marketing de sucesso:

  1. Entenda qual o seu objetivo

Se você está disposto a investir em um planejamento de marketing, conheça bem o objetivo que irá nortear todas as ações. Saiba que, ainda, não estamos falando de estratégias, mas de entender qual o ponto de chegada com o caminho trilhado.

  1. Saiba com quem você está se comunicando

Conheça quem é o seu público e sua persona, quais os gostos dos consumidores, em que meios de comunicação eles estão, etc. Planejamentos de marketing devem ser assertivos e bem direcionados, e isso só é possível ao entender profundamente quais são os alvos.

  1. Avalie o processo de compra

No marketing, fala-se muito sobre funil de vendas. O conceito pode ser dividido em topo, meio e fundo de funil. E diz respeito a qual fase o seu consumidor está durante o processo de compra.

Por isso, para ter o sucesso esperado, é preciso saber como conduzir o possível cliente dentro desse funil. Ou seja, marketing não é tentar vender o tempo todo, mas sim saber quando e como fazer a melhor oferta.

  1. Verifique métricas

É indispensável, em um planejamento de marketing, saber quais resultados são importantes e como mensurá-los. Afinal, estamos falando de um investimento.

Por isso, é essencial que haja retornos. Então, defina quais são as métricas a serem acompanhadas, o período de checagem e as análises a serem feitas.

  1. Defina uma estratégia alinhada ao comercial

A estratégia define como atingir o público-alvo e os objetivos. Em geral, construtoras e reformadoras buscam estratégias para vender mais. Por isso, é preciso desenvolver um plano de ação com etapas para alcançar maior resultado de vendas.

Uma boa estratégia, atualmente, é o marketing digital. Com ações de inbound marketing, uso de mídias sociais, e-mail marketing e outros. Neste segmento, também é importante pensar em estratégias offline, como publicidade.

Mas, sem dúvidas, o mais importante em uma estratégia para a construção civil é o alinhamento com o setor comercial. Isso porque o planejamento de marketing será feito por um time de especialistas nesse tipo de estratégia, mas o encaminhamento de possíveis vendas e o fechamento de negócios precisa acontecer com o comercial.

Outra dica importante para construtoras e reformadoras é ir além nas estratégias. Obviamente, vender mais é bom e o lucro é necessário. Mas, que tal se a sua empresa fizer campanhas de sustentabilidade, fortalecimento da marca, ações de impacto social e outras estratégias de relacionamento? Isso também pode aumentar as vendas!

  1. Analise tudo que foi proposto e realizado

Por fim, e muito importante, lembre-se sempre de voltar à estratégia traçada por meio do planejamento de marketing e avaliar como está sendo aplicada e quais são os seus resultados.

Sua empresa está, de fato, conseguindo vender mais? Essa é uma pergunta-chave. Não se preocupe se precisar alterar a estratégia, isso também faz parte da alavancagem de vendas de um negócio.

Então, já está pronto para aplicar o planejamento de marketing na sua organização? Comente com a gente como funciona por aí!
Para melhorar seus resultados e o relacionamento com clientes, nós temos outra dica: um bom atendimento. Afinal, quem faz o melhor marketing são os clientes. Clique aqui e descubra como melhorar seu atendimento!

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