lucro real na construção civil

Lucro real na construção civil: 5 erros que te impedem de ganhar dinheiro

Quem acompanha de fora, acredita que é fácil ganhar dinheiro por meio da construção civil. Porém, para quem está dentro do ramo, sabe que o lucro real na construção civil é um desafio, como em qualquer mercado.

O lado positivo é que o segmento é essencial à vida em sociedade. Ou seja, apesar de períodos de altos e baixos, sempre haverá demanda por construções, reformas, serviços de arquitetura, e outros. E, claro, é preciso saber como aproveitar essa vantagem.

A sua empresa sabe como lucrar? Independente da resposta, essa é uma função que merece ser aperfeiçoada continuamente. Por isso, separamos 5 erros que, ao serem reparados, farão a diferença no saldo final. Confira:

1 – Não priorizar a gestão financeira

Se estamos falando de lucro real na construção civil, é preciso lembrar que estamos falando diretamente de dinheiro. Dentro deste segmento, isso envolve:

Em resumo: para ganhar dinheiro é imprescindível saber administrar o dinheiro. Por isso, a gestão financeira do seu negócio deve ser prioridade. Assim, é possível manter as finanças saudáveis, ao mesmo tempo em que são realizadas entregas que atendam às expectativas dos clientes e colaboradores.

2 – Fazer cronogramas de obras mal elaborados

Cada projeto é único, apesar de existirem normas técnicas e padrões a serem seguidos. Sendo assim, o cronograma de obras deve ser exclusivo para cada projeto, levando em conta as especificidades do serviço a ser prestado.

Quando um cronograma de obras é feito de forma vazia e sem embasamento, não é possível fazer previsões assertivas de custos. Com isso, muito dinheiro escorre pelo ralo, seja do cliente ou da empresa.

Um cronograma de obras bem feito vai contemplar cada etapa de execução, desde à administração ao canteiro de obras. Além disso, irá contar com imprevistos, riscos, saldo de emergência e outros detalhes que se passarem batidos podem ser prejudiciais ao lucro real na construção civil.

3 – Acreditar que inovar dá mais gastos que lucro

Por mais tradicional que a sua empresa seja, em algum momento será necessário apresentar inovações. Isso porque a sociedade muda a cada dia, situações inesperadas acontecem (por exemplo, a pandemia do novo coronavírus) e o comportamento do consumidor muda.

Um exemplo: se antes a sustentabilidade era tendência, agora já é necessidade. Por isso, muitas pessoas buscam materiais sustentáveis, como o ecogranito, ou empresas que apresentem valores relacionados à preservação do meio ambiente.

Ou seja, tornou-se essencial rever nossos conceitos sobre inovação. Pois, ao contrário do que muitos pensam, inovar é sinônimo de investir. A cada inovação e uso de tecnologias, sua empresa ganha em produtividade, fidelidade e otimização de tempo, que no fim da cadeia de produção vão gerar retorno financeiro. 

4 – Manter-se desatualizado diante do mercado

Inovação também é complementar a atualização. Acredite: um negócio que não acompanha o mercado corre muito mais riscos e fica suscetível ao prolongamento de crises. Sendo assim, a receita é: saiba o que está acontecendo no seu setor, quais são as notícias, o que a concorrência está fazendo, o que dizem especialistas, como está a economia, etc.

Se você está se perguntando como isso impacta o lucro real na construção civil, já antecipamos a resposta. Ao conseguir visualizar o cenário macro, torna-se mais fácil e assertivo tomar decisões internamente no seu negócio e visualizar os nortes a serem seguidos. Caso contrário, você pode constantemente perder oportunidades por não saber o que está acontecendo e sentir-se inseguro diante das novidades.

5 – Não preocupar-se com o cliente

Atualmente, a discussão não é mais sobre o cliente ter sempre razão ou não. Na realidade do mercado, a construção civil agora precisa entender o cliente e os seus desejos. Afinal, se a sua empresa não fizer, alguém o fará.

E, claro, isso impacta diretamente no lucro real na construção civil. Até porque quanto menos clientes, menos dinheiro. Já se os clientes forem muitos, mas ficarem insatisfeitos, a situação é ainda mais grave pois a opinião geral do mercado sobre sua empresa será negativa.

Então, mantenha isso em mente: o valor que o cliente agrega não é somente na hora do pagamento. É ele quem pode fazer sua melhor propaganda, por mais clichê que isso pareça. Sendo assim, todos os colaboradores devem realmente preocupar-se com a experiência do consumidor e os retornos que ele pode dar ao seu negócio.

Conquistando lucro real na construção civil

Como mencionamos anteriormente, a construção civil é um setor essencial, por isso não é preciso temer que ele acabará algum dia. Sendo assim, a concorrência só aumenta dentro do mercado e é preciso destacar-se.

Para conquistar o lucro real na construção, você precisa seguir, no mínimo, as dicas que demos neste artigo. Pois foram citados os principais erros que te impedem de ganhar dinheiro. E, se o dinheiro não vai para sua empresa, significa que está sendo colocado em negócios de concorrentes.

E então, o que já faz parte da cultura da sua empresa para aumentar os lucros? Deixe nos comentários!
Se você quer mesmo aumentar os lucros, nós temos uma dica final: reduza os custos. Quer saber como? Clique aqui e leia nosso artigo específico sobre o tema!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.