Gestão de Projetos

Gestão de Projetos: Aplicação na Engenharia e Arquitetura

Esse é um tipo de conhecimento fundamental para vários segmentos do mundo corporativo, e fora dele também, como é o caso da construção civil. Engenheiros e arquitetos precisam estar familiarizados com o conceito para que possam se tornar bons gestores e garantir eficiência nas obras.

Para entender um pouco mais sobre como a Gestão de Projetos se aplica ao contexto profissional de engenheiros e arquitetos, é só continuar a leitura!

O que é Gestão de Projetos?

Primeiramente, é importante conhecer o conceito de projeto.

Projeto é um empreendimento que se inicia com prazo pré-estabelecido para conclusão, cujo intuito é a criação de um produto ou serviço.

No caso da construção civil, os projetos podem ser de construções, demolições e/ou reformas. Cada um deles possui uma complexidade e estruturação de projeto distinta.

O leque é amplo, porém, todas as ações envolvidas requerem gestão, o que não necessariamente está ligado à liderança, mas à organização do processo como um todo, que conecte o planejamento e a entrega.

O gerenciamento de projetos consiste em aplicar técnicas e habilidades para atender um prazo determinado. A função de um gestor de projetos, seja ele um engenheiro ou arquiteto, é garantir que os processos sejam executados, respeitando as metas e os resultados esperados pelos clientes.

Neste contexto, é importante destacar que, além da previsão de custos e escopo, um projeto deve buscar a satisfação do cliente. Portanto, concluí-lo com êxito não é tarefa simples, o que torna ainda mais relevante a aplicação de técnicas de gerenciamento.

Vantagens da gestão de projetos

O gerenciamento de processos para entrega de um empreendimento deve garantir uma sinergia entre o gestor, que será o responsável pelo planejamento e supervisão da aplicação das ações, a equipe que atuará na execução (parte operacional) e o cliente, visando garantir sua satisfação, por meio da entrega de um resultado eficiente.  

Por isso, vale destacar algumas vantagens da gestão de projetos para uma obra:

Controle dos processos

Acompanhar etapas de um projeto é uma tarefa complexa. Portanto, contar com um método de gestão e ferramentas contribuem muito para coordenar as atividades, otimizando a produtividade e o tempo gasto.

Nas obras, esse benefício é um dos mais significativos. Uma boa gestão de projetos garante que o gestor ficará por dentro de tudo o que está acontecendo, acompanhará o andamento das execuções na obra e conseguirá prever adiantamentos e atrasos.

Com isso, reduz-se a necessidade de se executar muitas etapas de obra ao mesmo tempo e os retrabalhos, além de minimizar os casos de mistura de resíduos dentro das unidades.

Neste contexto, um software de gestão tem grande valor para coordenar todas as fases de execução, podendo ser simples como o Excel ou ferramentas mais robustas. O mercado já se desenvolveu bastante nesse sentido, por isso, atualmente é simples encontrar ferramentas de gestão de projetos que sejam mais adequadas ao seu empreendimento.

Monitoramento do cronograma

Por mais que se planeje as atividades previamente, é possível acontecer imprevistos.

Pensando nisso, é essencial acompanhar todas as fases do projeto, estabelecendo um roteiro para cumprimento das ações. Desta forma, o empreendimento pode ser executado com mais controle de prazos e, caso seja necessário, é possível avisar os clientes com antecedência.

Sem isso, engenheiros e arquitetos passam a trabalhar sempre no modo emergência, sem nenhum tipo de controle sobre imprevistos e métodos para resolver esse cenário.

Redução dos riscos

Quando você inicia um novo projeto ou empreendimento, é comum que ele venha carregado de possibilidades, percalços e alguns riscos. A chance de dar errado sempre vai existir, porém, um bom planejamento reduz muito essa possibilidade.

Quanto mais minucioso for o levantamento de informações sobre o projeto, menor é a probabilidade de fracassos. Inclusive, se uma boa gestão de projetos for implementada desde o planejamento, é possível prever problemas e já trabalhar de forma preventiva – ou, pelo menos, estabelecer ações corretivas a serem realizadas se necessário.

Envolvimento de todos os setores

O gerenciamento de projeto tem uma grande vantagem: definir com clareza qual a função de cada um dentro de um novo empreendimento. Isso permite delegar atribuições, definir metas e acompanhar resultados.

Esse formato de trabalho permite que cada profissional se sinta parte de uma engrenagem, potencializando o envolvimento e dedicação de todos, para entrega do melhor resultado para o cliente.

Se pensarmos nas áreas de arquitetura e construção civil, o gerenciamento de projetos neste formato é essencial, pois permite colocar os operários e times específicos em suas devidas posições, facilitando o acompanhamento, cobrança e a entrega dos projetos.

Todavia, é necessário colocar uma importante observação: gestão de projetos não é uma tarefa intuitiva! Requer estudo e/ou aprendizados na prática e com experiência. Por isso, a recomendação da Ecogranito é que você busque se capacitar na teoria e prática do gerenciamento de projetos, para se tornar um profissional mais capacitado!

 

Quer mais conteúdos sobre gestão de projetos? Escreva para a Ecogranito!  

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.