reformar um prédio

Está na hora de reformar? Conheça os 5 principais sinais que indicam isso

Reformas são comuns e necessárias em todas as edificações, no entanto, uma reforma de manutenção feita tardiamente, por exemplo, pode acarretar em maiores gastos e dores de cabeça. Por isso, o ideal é que os problemas sejam identificados de forma antecipada para que tudo ocorra dentro do planejado. Mas afinal, você sabe como identificar a necessidade deste tipo de serviço no seu imóvel?

Para te ajudar neste processo, separamos os 5 principais sinais de alerta para você ter certeza de que está na hora de reformar, conseguir planejar tudo no tempo certo e alcançar uma obra bem sucedida. Boa leitura!

1 – Infiltrações em paredes

Quando as infiltrações surgem, é hora de agir. Isso porque quanto mais tempo de paredes infiltradas, maiores serão as dores de cabeça. No caso de prédios, esse sinal é ainda pior, pela amplitude da edificação.

2 – Problemas elétricos e hidraúlicos

Problemas em fiações e encanamentos são um sinal de alerta em qualquer tipo de construção. Afinal, estamos falando de componentes presentes em todo o prédio. Além disso, por serem internos, é bem possível que a questão seja maior do que aparenta.

Neste caso, a necessidade de reformar um prédio é também um ato de segurança. Pois acidentes podem ocorrer a qualquer momento quando há comprometimento da rede elétrica ou hidráulica.

Além disso, a partir destes tipos de complicações, surgem outros desafios. Por exemplo, as infiltrações mencionadas anteriormente. Ou seja, se não forem corrigidos, esses problemas tornam-se uma bola de neve e suas consequências ficam cada vez mais sérias.

3 – Condições de acabamentos

É comum, em muitos locais, as más condições de acabamentos serem minimizadas. Afinal, para muitos trata-se apenas de questões estéticas. Mas, a verdade é que acabamentos com defeitos apresentam riscos.

Por exemplo, um piso quebrado pode dificultar a acessibilidade e causar acidentes. Outro exemplo são os revestimentos. Pense nas fachadas em que as pinturas descascam ou as peças de cerâmica sofrem destacamento ao longo do tempo.

Todas essas situações indicam a necessidade de reformar um prédio, pois assim é possível proporcionar um ambiente seguro para todos.

4 – Patologias na fachada

Como citamos no tópico anterior, as condições das fachadas podem ser um sinal de alerta. Afinal, além de estarmos falando do cartão de visitas, é uma parte importante do prédio. Por isso, para identificar as patologias, são recomendadas manutenções constantes, como por exemplo o teste de percussão de fachadas.

Além disso, caso haja necessidade de reformas, o mais recomendado é procurar um revestimento com boa durabilidade e que sofra menos a ação do tempo, oferecendo mais segurança.

5 – Melhorias em áreas comuns

A necessidade de reformar um prédio nem sempre surge de problemas e riscos. Em alguns casos, a reforma pode ser proposta pensando em melhorias. E essa é uma situação que relaciona-se às áreas comuns. Por exemplo, garagem, hall, academia, salão de festas e outros.

Ao pensar nestes espaços, deve-se pensar em aproveitamento do espaço, funcionalidade, segurança, valorização, bem-estar dos moradores, entre outros pontos de atenção. Por isso, o síndico pode buscar reformas pensando na qualidade de vida do morador.

Aqui, vale lembrar mais uma vez dos acabamentos e questões estéticas. A reforma precisa considerar decoração, design e aspectos visuais

Reformando um prédio

Ao identificar os sinais que indicam a necessidade de reformar um prédio, é necessário iniciar os processos para contratar e realizar os serviços. Pensando nisso, separamos algumas dicas para o responsável pela obra. Confira:

  1. Procure empresas e profissionais com boas indicações;
  2. Sempre faça um cronograma e orçamento de obras;
  3. Seja transparente com os moradores sobre todas as etapas;
  4. Utilize materiais de boa qualidade;

Conclusão

Com esse conteúdo, você já sabe o que avaliar na hora de optar ou não por uma reforma além de estar apto para identificar os principais sinais de que o seu imóvel está precisando ser revitalizado. 

Você conseguiu identificar se o seu imóvel está enfrentando algum dos sinais citados neste artigo? Deixe nos comentários!

Identificou que está na hora de reformar a fachada? Clique aqui e saiba como escolher o revestimento ideal para a fachada do seu imóvel.

Baixe também o nosso e-Book gratuito “Passo a passo para reforma de fachadas” e saiba como garantir uma obra bem sucedida, evitando gastos desnecessários e com menos dores de cabeça. Para fazer o download clique aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!