Ecogranito-inovação-e-sustentabilidade-do-Japao-para-o-Brasil

Ecogranito: inovação e sustentabilidade do Japão para o Brasil

O mundo está em constante inovação, já percebeu? Com o passar dos anos, milhões de invenções surgiram e transformaram a vida de todos nós e a maneira como vivemos. Há alguns anos, uma tecnologia que transformou o setor da construção civil e da arquitetura foi o Ecogranito, pois além de inovador, o produto é altamente sustentável e inteligente.

Para compreender a grandiosidade desta inovação, é preciso entender como o Ecogranito surgiu, quem o inventou, qual a sua composição e os seus diferenciais. Assim, será possível entender porque o material tem causado tanto impacto nas vidas de profissionais e empresas da construção civil. Vamos lá?

Como surgiu o Ecogranito?

O Ecogranito foi criado no Japão há mais de 25 anos pelo engenheiro químico Hiromichi Kano como uma alternativa para diminuir os impactos causados pelos terremotos — um tipo de desastre natural muito comum no país. As rochas ornamentais, como o granito, eram bastante utilizadas nas construções e como são muito pesadas, durante os terremotos desplacavam e causavam muitos acidentes trágicos.

Por isso, o sr. Kano teve a ideia de criar um revestimento que possuísse a aparência das rochas ornamentais mas com os diferenciais de ser mais leve e flexível, para suportar mais facilmente as movimentações da superfície. 

Essa tecnologia atraiu os investidores do Grupo Las Casas e Hsieh Empire Participações que trouxeram-na para o Brasil em 2009 e a partir daí iniciou-se o processo de testagem e adaptação ao clima brasileiro. A comercialização do produto começou de fato em 2011, com sua fábrica situada na cidade de Contagem / MG. 

Desde então, a Ecogranito se compromete a desenvolver produtos de alta qualidade, durabilidade, segurança e sem deixar de lado sua preocupação com o meio ambiente

Do que é feito?

O Ecogranito é um revestimento em massa, feito à base de resina aquosa, com aparência final

surpreendentemente semelhante ao granito “escovado” (com poros).

O processo produtivo do Ecogranito engloba o reaproveitamento de resíduos de granito e mármore gerados durante o processo de extração desses minerais em jazidas, evitando, dessa

forma, o corte de rochas, a exploração das jazidas e contribuindo para a longevidade

desses recursos.

Sua composição faz com que o revestimento seja completamente flexível, leve, altamente aderente a diversos tipos de superfície e resistente às patologias das construções e intempéries.

Diferenciais e benefícios do revestimento inteligente

Primeiramente, é importante que você entenda que a característica “inteligente” é atribuída às tecnologias que possuem produção e desempenho diferenciados capazes de potencializar o tempo de vida do produto aplicado. 

A partir da definição deste conceito, apresentaremos a seguir algumas das principais características que fazem do Ecogranito um revestimento verdadeiramente inteligente.

Respirabilidade inteligente

O produto tem a característica de impermeabilidade regida pela Teoria da Proteção das Fachadas que implica em um equilíbrio entre absorção de água e saída por evaporação. Garante-se um efeito de “respirabilidade” e retardamento da entrada de água que evapora facilmente na primeira oportunidade de calor que recebe. 

Ou seja, a aplicação do Ecogranito contribui para prevenir o aparecimento de anomalias como infiltrações, mofos, bolores, bolhas e estufamentos na superfície.

Flexibilidade

Graças a quantidade de resinas presentes em sua composição, o Ecogranito é um

revestimento completamente flexível.

Essa característica faz com que o Ecogranito suporte mais facilmente as movimentações da superfície aplicada evitando o surgimento de patologias como trincas e rachaduras.

Resistência à intempéries

A fórmula do produto e os testes recorrentes em laboratórios renomados como IPT – SP e CEFET – MG são o motivo da alta resistência do Ecogranito a intempéries como exposição ao sol e chuva. 

Baixa manutenção

O Ecogranito, quando aplicado de forma  correta, não apresenta necessidade de

manutenção. Apenas quando o imóvel revestido com Ecogranito é situado em grandes

avenidas, por exemplo, onde a reincidência de poeira é alta, possivelmente será necessário fazer a limpeza periódica da superfície com hidrojateamento. Fora dessa condição, o produto permanece íntegro e sem necessidade de manutenção por muitos anos. 

A nossa obra mais antiga foi feita em 2013 e permanece sem necessidade de reparos até hoje.

Agora que você chegou até aqui já deve saber os motivos pelos quais o Ecogranito vem conquistando espaço ao redor do mundo e contribuindo para a sustentabilidade das construções. Quer saber mais? É só clicar aqui

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!