Dicas de arquitetura para a estação mais aconchegante do ano: o Outono

Dicas de arquitetura para a estação mais aconchegante do ano: o Outono

Depois de tantos dias quentes de verão, é hora de dar as boas vindas às temperaturas amenas do outono 2021. Durante o outono, é preciso planejar para que a casa fique mais arejada e aconchegante ao mesmo tempo. Afinal, o desejo de passar mais tempo em casa descansando é grande, mas é preciso deixar o ar circular também. 

Por isso, os arquitetos gostam de criar ambientes convidativos e confortáveis nos níveis térmicos e visuais. Quer saber como? Confira o conteúdo a seguir.

As estruturas do imóvel

Com a queda dos termômetros, alguns problemas estruturais podem acabar aparecendo e causando dores de cabeça nos moradores. Por isso, a primeira questão a ser observada é a elétrica da casa, até porque usamos o chuveiro no modo inverno, com a água mais quente. 

Com isso, é preciso ficar atento aos disjuntores e na fiação. Para quem tem aquecimento a gás, revise os aquecedores e verifique se estão herméticos e sem problemas com vazamentos.

Apostando nas texturas

No verão é bem comum decorar os ambientes buscando leveza e frescor, mas no outono a dica é usar materiais mais aconchegantes, como mantas e peças de algodão. Além disso, pode-se contar com aquela tapeçaria mais grossa e pesada. Sendo assim, aposte no veludo, linho, camurça, couro e no suede.

Quanto aos revestimentos, aposte na textura fosca e matte para papéis de parede, pois proporciona um brilho esmaltado, em comparação ao toque acetinado propício para outras épocas do ano.

As cores do Outono

Para o outono, prefira tons neutros e sóbrios, pois remetem à natureza. Afinal, o sinônimo da estação é a folhagem marrom caindo das árvores, já reparou? Nesse contexto, conte com os tons de bege, off-white, areias e cinzas para trazer equilíbrio. 

Para completar, prefira como base tons como rosa-velho, laranja-queimado e um vermelho mais fechado. Aqui a ideia é ter um ambiente com cores sóbrias e com focos de tons mais escuros, como os citados anteriormente. 

Para citar as estampas, prefira o xadrez, que casa muito bem com a estação. Pode-se aproveitar essa estampa nas almofadas, sofás, toalhas de mesa e até nas barras das cortinas.

A iluminação é importante

Uma forma simples e certeira de transformar o ambiente para a nova estação é a mudança de temperatura das luzes. Isto é, é possível incluir abajures e peças de iluminação direta para aquecer o ambiente. Além disso, pode-se optar pela luz de LED amarela para imprimir a sensação de aconchego.

Outras dicas

Quer mais dicas? Então, que tal trocar as flores da casa por vasos com plantas da estação? Os tapetes podem ser aproveitados na sala de estar e ao lado das camas. Além disso, adicione itens do outono na sala, como: galhos secos, cestos de palha, lamparinas, esculturas, candelabros, velas, peças de lã e tricô. 
E então, gostou de conhecer um pouco sobre o planejamento de ambientes para a nova estação? A arquitetura no outono difere das outras épocas do ano, por priorizar ambientes mais aconchegantes e com cores fechadas. Para mais conteúdos como esse, acesse o blog da Ecogranito.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!