Construções em EPS: o que é e quais as vantagens dessa solução sustentável
As construções em EPS são uma solução sustentável que se tornou uma tendência recente na construção civil. Utilizados para substituir a alvenaria, são um material que você já conhece – mas com tecnologia, claro.
Descubra o que é o EPS e quais as vantagens de agregá-lo na sua construção.
Ademais, também iremos contar como testamos essa e outras soluções sustentáveis na Ecogranito; não deixe de conferir este blogpost até o final!
O que são construções em EPS?
Como dito anteriormente, o EPS – sigla internacional para Poliestireno Expandido – é um material que todos conhecem: o isopor. No entanto, seu processo de produção é diferente: ele é resultado da polimerização do estireno em água, gerando um plástico rígido que se expande em até 50% do seu tamanho original com a utilização de vapor, fazendo com que o EPS fique com 98% de ar e 2% de poliestireno.
Aplicação dos painéis de EPS
As placas de EPS são pré-fabricadas e escolhidas conforme o projeto arquitetônico. A aplicação deve sempre começar pela junção de duas peças em um dos cantos para facilitar no momento de possíveis manutenções.
Um dos seus usos é colocar vigas de ferro e fazer duas paredes com as placas, deixando um espaçamento entre elas, que será preenchido com cimento; isso torna as paredes 30% mais resistentes do que as construídas com tijolos, possibilitando a execução de projetos de até 3 andares. Os sistemas hidráulicos e elétricos são feitos por meio do derretimento do EPS.
Outro uso é para a construção de lajes (que consomem menos concreto e ferragens que o processo convencional) e pavimento de terrenos, principalmente no caso de solos moles. Uma das utilizações mais interessantes é a substituição das telhas de cerâmica por telhas de EPS, que evitam infiltrações e goteiras de forma mais eficiente.
Vantagens em utilizar o EPS na sua obra
O EPS é um material com diversas vantagens para a construção civil, e nós separamos as principais para que você considere agregá-lo em suas obras!
Isolamento térmico e acústico
Esse material proporciona um excelente isolamento térmico e acústico para os ambientes aplicados; por isso, costuma ser muito utilizado em câmaras frigoríficas que precisam manter uma temperatura extremamente baixa. Um estudo da Universidade de Cuiabá concluiu que o EPS é capaz de proporcionar uma redução em até 7 ºC quando comparado com os construídos com tijolos convencionais.
O material também tem bom desempenho em relação ao isolamento acústico, podendo ser utilizado em hotéis, estúdios e edifícios localizados em grandes avenidas.
Obra mais rápida e mais barata
Por ser uma placa pré-moldada, o EPS faz com que as construções sejam até 40% mais rápidas do que as de alvenaria, além de seu baixo peso facilitar o manuseio durante a obra. Essa característica também reduz os custos das fundações com concreto e ferragens.
Por conta das funcionalidades do material e do que ele proporciona após a conclusão da obra, o uso do EPS gera economia tanto para a construtora quanto para quem irá conviver no empreendimento. Por exemplo, é possível reduzir o uso de água no canteiro de obras em até 60%.
Sustentabilidade na nova fábrica da Ecogranito com EPS e mais
No ano em que vamos celebrar 14 anos, também estamos construindo uma nova fábrica para ampliar ainda mais o nosso processo produtivo!
Para ela, buscamos seguir práticas que estivessem em conformidade com os nossos princípios e, por isso, aplicamos diversas soluções sustentáveis. Uma delas foi utilizar placas EPS na construção dessa unidade.
Essa decisão contribui na economia de energia: por conta do isolamento térmico, os ambientes ficam mais frescos durante os dias quentes, contribuindo para reduzir o uso de ar condicionado e ventiladores. No mesmo sentido, a nova fábrica será equipada com painéis solares que irão suprir a demanda de energia, além de devolver o excedente para a rede elétrica.
Também nos preocupamos com a água que retornamos à rede pública e, por isso, temos própria Estação de Tratamento de Efluentes, ou seja, tratamos a água excedente usada na fabricação dos nossos produtos e na limpeza dos equipamentos antes de dispensá-la. Além disso, instalamos pisos drenantes nas áreas livres e no estacionamento para impedir o empoçamento d’água e para que essa possa retornar aos lençóis freáticos.
E aí, se interessou pelas placas de EPS para as suas obras? Aqui, na Ecogranito, estão mais do que aprovadas! Se inscreva na nossa newsletter para receber mais conteúdos como este e ficar por dentro das novidades e tendências da construção civil e arquitetura!