tendências da construção civil em 2021

Conheça as principais tendências da construção civil em 2021

A construção civil é um dos setores econômicos mais importantes para a maioria dos países, já reparou? A atividade é capaz de se integrar com várias áreas, como a arquitetura e a logística. Além de gerar milhões de empregos, o setor é capaz de gerar retornos grandiosos para a economia brasileira. Por isso, é preciso prestar atenção nas tendências da construção civil em 2021. 

Segundo as projeções da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), o PIB da construção civil deve crescer 4% neste ano. Com essa expectativa tão alta, é preciso ficar atento às tendências que serão capazes de trazer muitos resultados e benefícios para a sua empresa, para a comunidade e para a economia brasileira. 

Mesmo passando por uma década de quedas, incluindo as dificuldades no ano de 2020 com a pandemia do novo coronavírus, a intenção é reerguer-se. Desse modo, o setor procura seguir regras sanitárias rígidas nos canteiros de obras para a redução de aglomeração por meio da metodologia BIM, a qual explicaremos mais tarde. 

O fato é que mesmo com tantas incertezas, a projeção é de uma grande retomada por meio de processos digitalizados e soluções capazes de aumentar a produtividade e reduzir custos. Por isso, confira as tendências para 2021:

Cidades inteligentes

As operações das cidades tendem a ser mais digitalizadas a cada ano. Isso graças à tecnologia e o aumento na porcentagem da população em áreas urbanas. 

Por isso, o foco da construção civil será voltado para melhorar a mobilidade urbana e impactar positivamente a qualidade de vida da população. 

Elevador sem cabos 

A tecnologia está tão avançada que algumas tendências parecem ser tiradas de filmes, concorda? Esse é o caso do elevador multidirecional e sem cabos movido por levitação magnética, criado pela ThyseenKrupp. 

Essa tecnologia promete ser funcional para edifícios de grande porte, com aproveitamento da circulação e espaços. 

Uso da metodologia BIM

A metodologia BIM já existe desde os anos 1980, mas só foi nessa década que houve evolução e popularização. A BIM está cada vez mais incorporada nos processos de construção e desenvolvimento, com modelagens que vão do 3D ao 7D. 

A expectativa para 2021 é popularizar ainda mais a metodologia para criar competitividade no mercado e grandes resultados. Quem já usa deve aproveitar o ano para otimizar o uso e maximizar os resultados. 

Impressão 3D

Nos últimos anos, a impressão 3D tem chamado a atenção de muitos e conseguiu chegar na construção civil devido ao avanço nos estudos do tópico. Dessa forma, muitas empresas se especializam em impressões 3D para o preenchimento e restauração de fissuras nas rodovias. 

Nos Estados Unidos, na Itália e na China a tecnologia já é realidade, com construções de prédios inteiros. Então, será que o Brasil começará a usar a impressão 3D em 2021?  

Ecogranito

O Ecogranito é um revestimento inteligente com grande inovação e tecnologia japonesa testada e adaptada ao Brasil. O material possui aparência final surpreendentemente semelhante ao granito, mas com os diferenciais de ser mais leve, flexível, de aplicação simplificada, com melhor custo-benefício e sustentável.  

Além disso, o Ecogranito é altamente resistente a intempéries, como exposição ao sol e chuva. Além disso, é eficaz contra diversas patologias da Construção Civil, como bolhas, estufamentos, trincas, mofos, infiltrações, desplacamentos e entre outros. 

Se aprofundarmos em sua relação custo-benefício, podemos destacar que o Ecogranito chega a ser até 5x mais barato que o granito e 3x mais acessível que o porcelanato. Vale ressaltar que essa diferença contempla não só o custo de aquisição do revestimento, mas toda a economia que ele proporciona em:

  • mão de obra;
  • locação de equipamentos;
  • estrutura do empreendimento;
  • custos da obra em geral.

Muitas empresas já conhecem e apostam no Ecogranito como a alternativa ideal para compor os seus empreendimentos, como é o caso da Drogaria Araújo, MRV Engenharia, Precon Engenharia, PHV Engenharia, Unimed, Supermercados BH e diversas outras. A tendência é embarcar nesse super revestimento sustentável e inteligente capaz de proporcionar a elegância das rochas ornamentais por um preço justo.

Considerações finais sobre as tendências da construção civil em 2021

É importante ter atenção às novas tecnologias e tendências da construção civil em 2021 para empreender da melhor forma possível. Ser eficiente, inovador e sustentável devem ser objetivos de toda e qualquer empresa na construção civil. 

Além das tendências do mercado, é preciso observar as tendências de consumo do consumidor após a pandemia também. Afinal, os clientes esperam que as empresas sigam seus comportamentos diante do novo normal. Você acha que sua empresa está preparada para crescer de forma saudável em 2021?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!