Contato:

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

      

Veja exemplos de arquitetura sustentável

15

Maio 2020

Por:ecogranito
Não categorizado

Arquitetura Sustentável, Arquitetura Verde ou Ecoarquitetura, são conceitos dados à criação de projetos arquitetônicos que sejam compatíveis com princípios ecologicamente corretos. 

O desenvolvimento sustentável, de acordo com a definição abordada na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, trata-se da utilização eficiente dos recursos, ou seja, utilizá-los de tal forma que sejam capazes de suprir às necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às futuras gerações. É o reconhecimento da finitude dos recursos e da necessidade de integrá-los a um desenvolvimento socioeconômico e ambiental.

A utilização de energia renovável, materiais recicláveis e estruturas pré moldadas, são alguns exemplos de como criar projetos arquitetônicos causando menos danos ao meio ambiente. 

Segundo a organização que visa fomentar a indústria de construção, Green Building Council Brasil, ou GBC Brasil, nosso país é o quarto com mais construções sustentáveis certificadas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Emirados Árabes. 

Atualmente, em São Paulo, existem por volta de 28 construções com certificação LEED, na língua portuguesa, Liderança em Energia e Design Ambiental, também concedidas pela GBC Brasil. 

Além da certificação LEED, há também o Processo AQUA-HQE, uma certificação internacional que usa um Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE) que tem o controle da qualidade ambiental, planejamento e operacionalização do edifício. Ou seja, é um certificado que serve para averiguar se uma construção atende à normas básicas de segurança ambiental dentro dos cenários pré-estabelecidos. 

Os edifícios passam por averiguações nos critérios de uso de materiais ecologicamente corretos na construção, uso eficiente da água, reaproveitamento da energia e entre outros. 

Veja alguns exemplos de construções sustentáveis no Brasil: 

5 exemplos de edificações sustentáveis no Brasil

1. Casa sustentável 

Localizada em Brasília, sua proposta principal é o não uso do ar condicionado e o máximo armazenamento da água. A casa conta com um sistema de água e esgoto, telhado verde e energia sustentável com base na ideia do reaproveitamento da água da chuva. 

O paisagismo contribui para o fortalecimento dessa ideia, além do sistema que armazena até 35 mil litros de água da chuva através do telhado sustentável. Além disso, o tratamento de esgoto é completamente independente e possui a capacidade de tratar mais de mil litros de água por dia, que poderão ser aproveitadas em outras atividades. 

2. Casa sem tijolos 

Em Curitiba (PR), jovens engenheiros decidiram substituir tijolos por madeira autoclavada advinda de reflorestamento, com durabilidade de até 100 anos. 

O intuito sustentável leva menos tempo para ficar pronto, o equivalente a um quarto de tempo de uma obra tradicional, e economiza até 80% na utilização dos recursos, contribuindo, dessa forma, para a diminuição da emissão de carbono. O imóvel também é mais barato, e por isso, o projeto foi vinculado ao programa “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal. 

3. Casa folha 

No Rio de Janeiro, mais especificamente, em Angra dos Reis, existe a Casa Folha, projeto inspirado na arquitetura indígena.

A obra proporciona uma mega estrutura sustentável, utilizando, por exemplo, grandes pilares de aço corten, material três vezes mais resistente à corrosão do que o aço comum e matérias-primas renováveis, como a madeira laminada de eucalipto, proveniente do reflorestamento. O seu telhado, em formato de folha, consegue proteger a casa do sol e proporcionar espaços frescos de sombra. No centro da edificação, uma das colunas recolhe cerca de 50% da água da chuva do telhado para reaproveitar na rega do jardim, assim como sua iluminação e ventilação também são naturais. 

4. Escola Ilha da Juventude 

Também em São Paulo, a escola pública estadual da Vila Brasilândia, é certificada pelo processo AQUA. 

Suas soluções arquitetônicas impedem que as salas sejam muito frias no inverno ou muito quentes no verão e também são isentas de problemas com iluminação, já que o projeto aproveita ao máximo da luz natural que entra no ambiente através de brises na fachada

Além disso, a escola possui uma boa acústica, impedindo que os ruídos que vêm das quadras poliesportivas interfiram nas salas de aula. O tratamento das quadras com isolante acústico no contrapiso e portas mexicanas maciças nas salas serve para bloquear o som. 

5. JK 

O prédio da avenida Presidente Juscelino Kubitschek, em São Paulo, foi o primeiro a conquistar a certificação LEED ouro no país, em novembro de 2012. O edifício foi aprimorado e passou por novas técnicas de redução do impacto ambiental e deu certo. 

A construção conta com estratégias para a redução do consumo de energia e soluções verdes. Além disso, as fontes não possuem produtos químicos, e para o melhor aproveitamento da água, os líquidos são usados nas torres de resfriamento. Isso faz com que toda a estrutura tenha mais eficácia na limpeza com políticas de eficiência de menor uso de produtos químicos

Bom, agora que vocês conhecem o conceito e alguns exemplos de Arquitetura Sustentável, queremos te mostrar o motivo pelo qual ao utilizar o nosso produto, você estará contribuindo para a conservação ambiental e garantindo o futuro de nossas gerações. Vamos lá?

O Ecogranito e a Arquitetura Sustentável

O Ecogranito é um composto à base de água que nasce a partir do beneficiamento de resíduos gerados no processo de extração de mármore e granito em jazidas. Além de não utilizar o corte de rochas, o aproveitamento desses resíduos diminui os impactos ambientais e gera sustentabilidade, auxiliando a manter os recursos naturais disponíveis para as gerações futuras

Edificações como Drogaria Araújo, Shopping Jardim Canadá, Spa Premier, Parque Residencial Orleans e Hospital Luxemburgo, entre outras, aderiram ao movimento sustentável sem perder a estética moderna e contemporânea. 

Vale ressaltar que mesmo as construções funcionando com responsabilidade ambiental, para se categorizar como uma obra sustentável todo o processo também deve respeitar o meio ambiente, evitando desperdícios e o descarte irresponsável de resíduos da obra

Não sabe como garantir uma obra sustentável? Não se preocupe que temos um conteúdo que vai te ajudar a entender e efetivar essa prática em seus projetos. 

Acesse o nosso blog e fique cada dia mais atualizado!  

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você!
Ou se preferir, mande um email.

 

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589,
Ressaca, Contagem Minas Gerais – Brasil

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

[email protected]