Contato:

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

      

Veja 8 dicas a serem seguidos de arquitetura corporativa

29

Maio 2020

Por:FirendsLAB
Não categorizado

A arquitetura corporativa é a responsável pela qualidade de vida profissional no ambiente empresarial, ou seja, é ela quem projeta áreas de trabalho confortáveis, modernas e eficientes, adaptadas para facilitar o dia a dia nas empresas. O projeto pensado inclui tanto a sustentabilidade e durabilidade do que será usado, quanto o uso de novas tecnologias

Qualquer espaço pode ser transformado em um ambiente de trabalho por meio da arquitetura corporativa, independente do porte da empresa. Esses ambientes de trabalho serão agradáveis e atenderão as necessidades de cada cliente e profissional.  

A ciência que estuda a relação entre o homem e o trabalho que ele executa é chamada de ergonomia, esse termo é muito importante na arquitetura corporativa pois também procura desenvolver uma integração perfeita entre as condições de trabalho, condições físicas e psicológicas e a qualidade do sistema produtivo de cada trabalhador.

Muito além da questão estética, assim como a ergonomia, outras áreas daquele ambiente empresarial são desenvolvidas pela arquitetura corporativa. A comunicação e acesso entre os setores e o próprio marketing do ambiente, são alinhados para transmitir os valores empresariais da sua empresa, nos pequenos detalhes. 

Atualmente, e como tendências de arquitetura corporativa para 2020, o objetivo principal dessa arquitetura é a sustentabilidade e a criação de ambientes cada vez mais humanizados. Isso significa que a preocupação com o futuro está como prioridade juntamente com a qualidade e bem-estar dos trabalhadores, que passam a maior parte do tempo no trabalho. 

5 benefícios de um ambiente corporativo bem elaborado 

Muitos são os benefícios da arquitetura corporativa para a sua empresa, por isso separamos 5 benefícios de um ambiente corporativo bem elaborado para inspirar você na construção ou reforma do seu escritório e empresa. Confira:  

1. Melhora a ergonomia  

Como falado anteriormente, a preocupação com a altura e tipo das mesas, cadeiras e outros itens muito utilizados no dia a dia do trabalhador são para, principalmente, evitar lesões no trabalho e questões que podem prejudicar a saúde dos trabalhadores. 

Isso faz parte da ergonomia no trabalho, ou seja, melhorias nos elementos que são fundamentais para o desenvolvimento da pessoa que está trabalhando, e que, a longo prazo, podem apresentar danos se não tiverem a devida atenção e cuidado. 

2. Redução de custos e facilidade no dia a dia 

Com um projeto bem elaborado, a organização da empresa fica visível e fácil, principalmente entre os setores envolvidos. É possível planejar uma melhora significativa na produtividade com a criação de departamentos exclusivos para cada necessidade, que diminuem os custos de futuras obras ou reformas de adaptação. 

Isso faz com que o dia a dia no trabalho ocorra de forma independente, sem grandes complicações ou confusões, já que a arquitetura corporativa pensou nesses pequenos importantes detalhes.

3. Muito mais conforto para os trabalhadores

Quando o espaço é projetado a partir da determinada função que ele irá exercer dentro da empresa, o resultado é de muito mais conforto, além da melhoria de produtividade da equipe. Isso porque esses espaços são pensados para que problemas como incômodos com terceiros e até com o próprio ambiente se tornem cada vez menores no dia a dia. 

4. Identidade ao ambiente 

O seu projeto arquitetônico pode vir carregado de valores e da essência do seu negócio. A arquitetura corporativa cria espaços inovadores que transmitem o que a sua marca é e como ela se posiciona diante do mercado e do mundo, no geral. Isso é o que torna a sua empresa única. 

5. Sustentabilidade no design 

Também falamos sobre como a sustentabilidade tem se tornado uma prioridade nos projetos arquitetônicos. Cada vez mais a cultura organizacional de cada empresa é voltada para a preocupação com o futuro do meio ambiente. Essa preocupação, além de necessária, é bem vista por todos, uma vez que estamos nos tornando seres ecologicamente conscientes. 

São aproveitados o máximo de recursos naturais como, luz natural, ventilação e até reaproveitamento de água. E além de promover um ambiente de trabalho muito mais prazeroso, são recursos que economizam muito no resultado final e a longo prazo. 

Isso inclui também telhados verdes, madeira de demolição, uso de fontes de energia alternativas, lâmpadas de baixo consumo, projetos de reciclagem, entre outros recursos que tornam a arquitetura corporativa realmente sustentável. 

3 aspectos de bem-estar que um projeto arquitetônico traz ao escritório

 

1. Conexão entre as equipes por meio de ambientes compartilhados 

Ambientes compartilhados já fazem parte da arquitetura corporativa desde o início, e a tendência é continuar nos próximos anos. Os espaços integrados criam ambientes multifacetados que permitem o aperfeiçoamento do local e principalmente da conexão entre as equipes. Isso forma a composição dos espaços mais alternável e pragmática. 

2. Ambientes naturais e o uso de vegetações 

Ainda na sustentabilidade, o uso de elementos da natureza é ideal para ambientes corporativos porque reforça tanto a relação da natureza e sua importância no ambiente, quanto para a construção de ambientes humanizados

As plantas são capazes de melhorar a qualidade do ar, aliviam o estresse e proporcionam o bem-estar das pessoas que estão em contato com elas. O uso de jardins verticais, plantas, luz natural e o uso de flores prosperam um ambiente conectado com a natureza, além de leves e acolhedores. 

3. Cores e sensações do ambiente 

Cores que transmitem sensações de tranquilidade e aconchego têm grande impacto na decoração do escritório e na rotina de trabalho. Essas cores estão entre o azul, lilás e verde, por exemplo. Alguns tons que são mais vibrantes podem ser usados com moderação em algumas paredes ou em detalhes de decoração. 

Das cores mais usadas em escritórios, o branco está em destaque, porém na maioria das vezes é usado em excesso e pode causar sensação de tédio nos colaboradores, uma vez que essa cor emite poucos estímulos. 

As cores estão relacionadas com nossas sensações no dia a dia e trabalhar com elas ao nosso favor é uma das grandes táticas da arquitetura corporativa. 

Conclusão 

A arquitetura é uma aliada em reformas ou construções, tanto de valores quanto de espaços. O que a arquitetura corporativa quer é, principalmente, evidenciar que precisamos de ambientes de trabalho agradáveis já que somos seres em evolução, buscando ser dia após dia muito mais produtivos. 

Nesse artigo você conferiu os benefícios da arquitetura corporativa e como eles impactam na construção da imagem e do clima organizacional da sua empresa. 

Agora que você sabe tudo sobre arquitetura corporativa, confira o artigo que vai te inspirar no uso da cor Pantone 2020!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você!
Ou se preferir, mande um email.

 

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589,
Ressaca, Contagem Minas Gerais – Brasil

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

[email protected]