Faça uma visita:

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589, Ressaca, Contagem
Minas Gerais – Brasil

Contato:

(31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: (31) 9.8705-9196
Outras regiões: (31) 9.8705-9257

Construir Ou Comprar A Casa Pronta?

construir-a-sua-casa-ou-reformar
20

Oct 2018

Por:Simone Las Casas
Tendências

Para quem sonha com a casa própria, uma das primeiras dúvidas que surgem é: o que vale mais a pena, construir ou comprar uma casa pronta?

É importante ter em mente que não existe uma fórmula ou resposta pronta. A escolha depende e envolve a análise de diversos fatores, que são muito diferentes para cada um.

Para te ajudar a tomar a melhor decisão, a Ecogranito preparou este post: descubra se, para você, é melhor construir ou comprar!

Quais fatores levar em consideração para decidir?

A questão do tempo disponível é importante neste processo, dado que há uma sequência de etapas a cumprir, tanto na compra da casa pronta quanto na construção. Esta última alternativa leva mais tempo, portanto, se você possui menos prazo para se mudar, talvez construir do zero não seja a melhor opção.

Em geral, é importante pensar também na facilidade para contratar a mão de obra para a construção. Se você não tem experiência em contratação ou contatos confiáveis, é melhor não optar pela construção.

Se a ideia mais atraente for a de construir a própria casa, é importante levar em consideração o local onde se deseja fazer a construção: qual o valor do terreno nesta região? Há terrenos interessantes disponíveis? Qual a possibilidade de negociação?

Além desses fatores mais racionais, é importante respeitar e ouvir também os seus desejos mais profundos. Qual projeto lhe trará maior satisfação e bem estar? Você está disposto a dedicar grande parte do seu tempo para uma construção? Sente que o esforço valerá à pena?

Essas e outras perguntas poderão nortear a sua escolha. Conheça, abaixo, algumas das principais vantagens e desvantagens de construir uma casa e comprar a casa pronta.

Construir a própria casa

Sem dúvidas, a escolha por construir a casa própria do zero, envolve mais desafios a serem superados. Envolve todas as etapas de preparação como o escolha do terreno, planejamento, orçamentos, entre outras.

Principais Benefícios

Algumas das vantagens de começar a construir uma casa do zero é a grande possibilidade de personalização, já que o imóvel será pensado, projetado e executado de acordo com as necessidades e desejos da família.

Com isso, a possibilidade de se sentir completamente realizado e satisfeito com a aquisição é maior: a obra será a construção de um sonho!  Nesse caso, é possível pensar em todos os detalhes e customizar a casa exatamente do jeito que se imagina.

Com um planejamento bem feito, os custos podem, inclusive, ser inferiores à compra de uma casa pronta.

Principais dificuldades

Entretanto, nem tudo são flores para quem decide construir. Após fazer um planejamento de obras adequado, o ideal é que você tenha em mãos toda a verba necessária.

Se esse não é o seu caso e você pensou em contar com créditos e financiamentos, a chance de você ter gastos muito altos devido aos juros dos parcelamentos é muito grande.

Além disso, se você não possui muita experiência em obras, no final, pode inclusive acontecer de você extrapolar o tempo e orçamento inicialmente pensado e esses problemas podem gerar muita dor de cabeça.

A escolha do terreno também pode ser uma dificuldade. Uma infinidade de aspectos deve ser considerada na hora de comprar o terreno e, nem sempre, as melhores opções são acompanhadas de bons preços.

Comprar a casa pronta

Comprar a casa já pronta é, em geral, a opção mais prática e rápida, mas requer alguns cuidados importantes. Fique atento às principais vantagens e desvantagens:

Principais benefícios

A primeira grande vantagem em comprar uma casa pronta é a facilidade para fazer a mudança. Ao contrário de quem opta por construir a casa do zero, ao comprar um imóvel pronto, é possível se mudar imediatamente para o local.

Portanto, mesmo que a casa pronta necessite de algumas reformas para se adequar às necessidades da família, o tempo gasto, caso seja necessária alguma intervenção, será bem mais curto.

Além disso, a compra da casa pronta evita o desgaste que é inerente ao dia a dia de obra: compra e controle dos materiais, mão de obra, entre outras demandas que podem dar muita dor de cabeça.

Outro ponto interessante é que, apesar da tendência de expansão do financiamento para construção, as condições para o financiamento da compra são melhores e mais simples. Se você tem recursos próprios, é ainda melhor: seu poder de negociação aumenta muito!

Principais dificuldades

Em muitos casos, se compararmos a construção de uma casa, feita com planejamento adequado, e a compra de uma casa pronta, tem-se que o valor desembolsado nesse último caso pode ser bem maior. Portanto, uma das primeiras dificuldades para comprar uma casa pode ser, de fato, a questão financeira.

A questão da documentação do imóvel comprado também pode representar uma grande dor de cabeça: além das burocracias que envolvem a transferência de titularidade, especialmente quando o imóvel tem dívidas ou hipotecas, por exemplo, os encargos de escrituração, em geral, são caros e de responsabilidade do comprador.

A compra de um imóvel já pronto também pode representar um problema quando, na ilusão da aparência externa, não se busca descobrir, a fundo, os problemas que não são facilmente visíveis na edificação: cupins, infiltrações, instalações elétricas ou hidráulicas obsoletas, entre outros.

Com base nas orientações e reflexões que a Ecogranito preparou, fica mais fácil de colocar na ponta do lápis os principais aspectos para conseguir decidir se, para você, é melhor construir ou comprar a casa pronta!

Agora conta pra gente: para você melhor construir ou reformar a casa?

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você! Ou se preferir, mande um email.

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589, Ressaca, Contagem
Minas Gerais – Brasil

(31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: (31) 9.8705-9196
Outras regiões: (31) 9.8705-9257

[email protected]

×
Fale conosco! Clique no ícone abaixo para iniciar seu atendimento.