Que tal dar uma nova cara para a área gourmet?

Estamos passando mais tempo em casa, por conta da pandemia, e quem tem uma área gourmet pode aproveitar o espaço aberto ainda mais. Muitas pessoas têm pensado em reformar e redecorar seus espaços gourmet para poder usufruir de forma melhor do tempo livre. 

Por isso, trouxemos algumas dicas para que você, arquiteto, possa ajudar seus clientes a dar uma nova cara para a área gourmet, aprimorando esses ambientes para que eles sejam mais funcionais e aconchegantes!

Qual o objetivo da área gourmet?

As áreas gourmet passaram a ser consideradas o melhor espaço da casa e são cada vez mais cobiçadas, isso porque aliam beleza com praticidade e conforto. Mas antes de decidir o projeto de decoração e reforma desse lugar tão querido, é preciso estabelecer qual o objetivo da área gourmet. 

O cliente usa o espaço para receber a família e amigos com uma estrutura focada em cozinha e uma mesa com vários lugares, ou tem uma churrasqueira, ou ainda prefere apenas receber poucas pessoas de forma mais descontraída? Saber disso é importante, pois define o rumo que projeto irá seguir. 

Lembrando que, quanto mais funções o espaço tiver, menos o cliente terá que recorrer à cozinha quando for receber seus convidados. Uma pia, cooktop, churrasqueira e frigobar são mais do que suficientes para ser a base de uma boa área gourmet.

 

Como criar mais de um ambiente em um espaço pequeno?

Caso o cliente queira mais de um ambiente, mas não tenha muito espaço em uma varanda gourmet, por exemplo, aproveite do que a estrutura já oferece e opte por móveis multifuncionais e planejados. 

Se há um balcão, sugira o uso de bancos altos para que possam ser feitas refeições. Para um ambiente de descanso, uma pequena mesa lateral, uma cadeira confortável e um pufe já dão um ar aconchegante. O importante é ser criativo ao pensar em soluções e lembrar de deixar espaço de circulação no ambiente. 

Confira nosso post sobre o que o arquiteto precisa saber sobre reformas!

Escolha materiais apropriados e itens interessantes

Para garantir que o visual da área gourmet dure por mais tempo, é preciso saber escolher as peças certas, que sejam adequadas às condições deste cômodo.

Por se tratar de espaços abertos, lembre-se que os móveis vão ficar expostos ao calor, vento e umidade, então, escolha materiais que sejam impermeáveis e fáceis de limpar. Atente-se principalmente aos tecidos e estofados.

 

  • Ecogranito 

Nesse sentido, o Ecogranito é uma excelente escolha como revestimento das paredes de áreas gourmets. Além de combinar com diversos acabamentos de piso, como porcelanato e cerâmica, ele pode ser aplicado em diversas superfícies e materiais. 

Sua flexibilidade permite que o revestimento se adeque em paredes curvas e acabamentos arredondados sem o menor problema. É um produto extremamente aderente e com um custo-benefício incrível. Ecogranito é extremamente semelhante ao granito tradicional, sendo 93% mais leve, e rápida aplicação: até 35m² por aplicador em um único dia.

Além disso, o Ecogranito é impermeável à pressão positiva, o que impede que águas da chuva e umidade entrem no substrato, agindo de fora para dentro. Com uma ampla variedade de cores, ele combina com todos os estilos de decoração, do rústico ao moderno, adaptando-se perfeitamente ao gosto do cliente.

Por conta da variedade de cores, Ecogranito combina com todos os estilos de decoração, da rústica, até a mais clean, ou mesmo bem colorida. 

 

  • Nada melhor do que um toque natural 

Se tratando de espaços abertos, aproveite a luz natural para incorporar plantas na decoração. Uma mini-horta vertical é uma excelente opção: os temperos podem ser usados para preparar pratos deliciosos na área gourmet. 

Tanto em treliças na parede quanto em estantes ou prateleiras, plantas em vasinhos dão um charme para o ambiente. Samambaias suspensas também ficam lindas e não ocupam espaço de circulação. 

 

  • Iluminação como decoração 

Mesmo que o espaço receba bastante luz natural, o cliente pode gostar de se reunir à noite com os amigos, e a iluminação tem grande potencial como decoração. 

Luzes pendentes no teto são uma ótima opção para decoração de área gourmet e também podem servir para diferenciar os ambientes do espaço. Outra alternativa interessante são as arandelas, principalmente para ambientes mais descontraídos e de descanso. 

Caso se trate de uma varanda gourmet em um apartamento, é importante consultar se as mudanças solicitadas pelo cliente são permitidas pelo condomínio, e adaptar o que for preciso.

Com essas dicas, você já está mais preparado para pegar vários projetos de áreas gourmet, não é mesmo?

Fale com um de nossos especialistas para ter mais informações de como o Ecogranito pode valorizar seus projetos! Cadastre seu e-mail abaixo para receber mais conteúdos como este.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *