Contato:

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

      

Principais dúvidas na hora da reforma de casas e apartamentos

05

jun 2020

Por:FirendsLAB
Não categorizado

Está pensando em reformar o seu imóvel? Como é a sua relação com reformas? Preparamos esse artigo com as principais dúvidas e erros mais comuns que acontecem durante as reformas. Confira: 

Toda reforma exige muita atenção e paciência, não é fácil lidar com entulhos, paredes quebradas, poeira e toda aquela bagunça que parece nunca ter fim, não é mesmo? Além disso, as dúvidas não param de surgir durante todo o processo. 

Felizmente existem alguns passos importantes que vão te ajudar a passar por ela sem danificar tanto a sua saúde mental. Uma reforma bem estruturada e que conta com a supervisão de um profissional de arquitetura e/ou engenharia faz toda a diferença.

São eles que vão estudar e verificar toda a estrutura da casa ou prédio para confirmar se será possível executar o projeto desejado. E também são eles que irão dar todo o suporte caso a reforma apresente surpresas durante a obra.

Se preparar para essas surpresas é essencial no processo de reforma da sua casa ou apartamento, caso você não tenha isso em mente, as chances de viver verdadeiros pesadelos são bem maiores. Para que essas chances sejam reduzidas separamos 3 dúvidas mais frequentes na hora de reformar:  

1. A Prefeitura precisa aprovar a reforma da minha casa ou apartamento?  

Qualquer reforma ou ampliação da área construída, podendo ser varanda, cobertura, entre outros, precisa da aprovação da prefeitura. Essas regras só são dispensadas em reformas pequenas, como no caso de pinturas, por exemplo. 

Tanto no município quanto no condomínio, existem normas que devem ser respeitadas. É preciso se atentar a essas regras para evitar dores de cabeça com obras embargadas ou futuras multas, que podem chegar mesmo depois da obra concluída. 

Cada município disponibiliza um Código de Obras e nele você confere as exigências especificadas de cada local onde será realizada a sua reforma. 

Os riscos ao realizar uma obra sem autorização são muitos e podem comprometer toda a estrutura de uma residência, além da segurança de quem trabalha e de quem reside no local. A fiscalização também é muito rigorosa quando o assunto é a segurança dos trabalhadores envolvidos na obra.

Cidades como Belo Horizonte oferecem serviços de arquitetura e engenharia públicos, disponibilizados pela Prefeitura, para aprovação de projetos de residências com até 70 metros quadrados em lotes regularizados. 

2. O que pode acontecer se a minha reforma não tiver o acompanhamento de um profissional? 

Muitos são os riscos de não contar com um profissional na hora de reformar o seu imóvel, alguns deles são: comprar materiais insuficientes, esquecer instalações elétricas e hidráulicas, acumular lixo e entulhos, errar nas medidas de dimensão e, principalmente, escolher e utilizar produtos errados.   

Além disso, é preciso que seja feita a verificação de toda ferragem que será usada na preparação do concreto e argamassa e os engenheiros são os profissionais mais qualificados para realizar essa avaliação. Sem esse supervisionamento o imóvel pode apresentar fissuras e os riscos de um desabamento aumentam.

O profissional orienta a equipe de operários para o melhor aproveitamento e utilização dos materiais e do tempo de finalização da obra. 

Além disso, o uso de materiais inadequados são erros que podem acontecer por falta de conhecimento técnico. E esses erros, além de também comprometerem a segurança do morador, comprometem a durabilidade da reforma, o que pode gerar gastos extras e aumentar o tempo de obra.

Mesmo que você goste de um material, não significa que é possível utilizá-lo na sua obra, é preciso avaliar sua funcionalidade dentro do contexto. E somente o profissional conseguirá realizar essa avaliação. 

3. Quais são os primeiros passos para começar uma reforma?  

O mais importante disso tudo é identificar o motivo que está levando você a reformar o seu imóvel. Por exemplo, ampliar o ambiente, melhorar a estética, reparar danos na infraestrutura e etc.

Depois de entender o motivo, ou os motivos, é preciso pensar em um planejamento para orçar os gastos, pesquisar materiais, se preparar financeiramente e construir um cronograma de reforma

Um bom planejamento garante o controle de imprevistos e o andamento de uma obra mais tranquila, ele serve para que todos os itens necessários sejam detalhados. 

Você pode fazê-lo por meio de uma lista com o que deseja reformar, pensando com cuidado nos espaços de acordo com a necessidade dos moradores. 

Caso a sua reforma seja muito grande e comprometa os espaços da casa, é aconselhado fazer uma mudança provisória para garantir o conforto dos moradores e até mesmo evitar possíveis danos à saúde.

Conclusão

Você tem os seus motivos para reformar, e, independente de quais sejam eles, ter sabedoria e responsabilidade na hora de realizar o seu sonho é crucial. Por isso, se informar sobre todos os processos é uma obrigação do reformador. 

Não deixe de explorar a sua criatividade e aproveitar os processos da construção do seu sonho, afinal, o processo também pode ser prazeroso se bem organizado anteriormente. 

Não transforme o prazo da reforma em um fator de angústia. Já começar a sua obra com o pensamento maduro de que você provavelmente vai se deparar com surpresas e atrasos fazem com que você não crie tantas expectativas para uma obra mais rápida. 

Quando se conhece e constrói uma relação de confiança com o profissional que supervisiona a sua obra, fica mais fácil prever o resultado final. Durante a etapa de projeto é possível ter uma ideia bem próxima de como a sua obra vai ficar. Essa atenção dada por você é essencial para garantir que toda a reforma fique do seu jeito.

Agora que você sabe quais são as principais dúvidas e erros durante uma reforma fica mais fácil de se planejar e se preparar para esse passo super importante na sua vida.

Esse conteúdo foi relevante para você? Acesse o blog da Ecogranito e fique por dentro de tudo!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você!
Ou se preferir, mande um email.

 

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589,
Ressaca, Contagem Minas Gerais – Brasil

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

contato@ecogranito.com.br