Você já ouviu falar em impermeabilização de fachada? Apesar do termo ser desconhecido para alguns, essa tática é extremamente importante, principalmente para quem reside em locais com alta umidade e chuvas constantes.
Ao impermeabilizar, você estará evitando a infiltração, que ocorre quando algum fluido permeia pelos espaços vazios de algum corpo sólido. Em outras palavras, é quando a água permeia as paredes da edificação.
A camada de proteção do impermeabilizante para parede evita o surgimento de manchas ocasionadas pelas chuvas e, além disso, é ideal para evitar fungos e mofos.
Quer saber um pouco mais das características da impermeabilização de fachadas e como ela deve ocorrer? Então você está no lugar correto! Para sanar todas as suas dúvidas, basta seguir com a leitura:
Impermeabilizar é isolar e proteger sua casa contra a passagem de líquidos ou vapores que podem ser causados por chuva, limpeza, banho, entre outros. Sem a impermeabilização, qualquer casa, ou mesmo apartamento, uma hora ou outra irá sofrer com as consequências do aparecimento de mofos e bolores.
Se você está planejando construir ou reformar, considere que o gasto com a impermeabilização durante a obra é muito menor do que ter de reparar o problema com o mofo mais adiante. O trabalho para remover uma contaminação envolve quebrar o que está pronto, ir atrás dos mesmos revestimentos para cobrir os reparos, além da mão de obra e da sujeira.
Há dois tipos de impermeabilização de paredes: flexível e rígida. A primeira acompanha a movimentação da estrutura, alongando-se e absorvendo a fissuração, e é feita utilizando-se materiais cuja composição contém elastômeros e polímeros.
O produto pode ser moldado diretamente no local para formar uma membrana ou ser pré-moldado, a exemplo de mantas específicas para vedação.
Pelas características desse tipo de impermeabilização, a flexível é indicada para locais sujeitos à variação de temperatura e movimentação, como coberturas, varandas, terraços, piscinas suspensas, pisos frios e lajes, espelhos d’água, jardins, floreiras e calhas com grandes dimensões.
Por outro lado, a impermeabilização rígida promove a vedação de áreas por meio da inclusão de aditivos químicos e agregados, ou seja, a argamassa passa a ter propriedades impermeabilizantes quando uma emulsão de polímeros é adicionada ao cimento e aos aditivos minerais.
A impermeabilização de paredes é um problema que precisa ser analisado antes da compra do produto, pois existem características diferentes de umidade. É preciso levar em consideração o local que será aplicado e os revestimentos que posteriormente serão colocados.
A pesquisa da causa do problema deve ser solucionada antes da impermeabilização de paredes. Para você escolher o produto ideal para o seu ambiente, sempre verifique as especificações técnicas contidas nos rótulos das embalagens.
Para fazer a impermeabilização de paredes é necessário adquirir os seguintes materiais:
Agora que você já sabe da importância de realizar a impermeabilização de fachadas, veja o que é um teste de percussão em fachada e mantenha a sua edificação segura!
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta