Contato:

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

      

Como funciona a arquitetura de franquias?

15

Maio 2020

Por:ecogranito
Não categorizado

A padronização é um dos principais aspectos quando falamos de arquitetura de franquias. Todas as unidades replicam a mesma identidade, e a conexão está entre a proposta da marca e o seu posicionamento no mercado. 

Para manter essa conexão, o manual de identidade visual é uma das peças fundamentais para seguir com o padrão proposto. É assim que é construída uma identidade sólida e perceptível por parte dos consumidores em qualquer lugar do país ou mundo.

O manual é desenvolvido a partir de pesquisas profundas sobre o negócio, detalhando os processos de trabalho e a estratégia do posicionamento.

Há também os aspectos que influenciam na construção do espaço, como por exemplo, o tipo de imóvel a ser escolhido e suas dimensões médias para a execução do projeto e a análise do comportamento do consumidor dentro da unidade, necessidades e perfil. 

Cada modelo de franquia apresenta um diferente projeto arquitetônico, em função do espaço, mas o importante é gerar o mesmo produto final, adaptado a cada ambiente. É o que chamamos de replicabilidade, a transformação do padrão arquitetônico que é possível repetir em qualquer lugar. 

Você sabe o que é franchising?

É um modelo de negócio que consiste em um sistema de venda de licença, concessão do direito de uso, infraestrutura, patente e know-how fornecida pelo detentor da marca (franqueador) ao investidor (franqueado). 

Segundo o Desempenho do Franchising Brasileiro e dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o franchising continua crescendo a todo vapor. Em 2017, o setor obteve um aumento de mais de 7% em seu faturamento, atingindo os R$ 174,8 bilhões. Os índices continuam aumentando, mesmo em meio à crise, ano após ano. 

O que mudou na nova Lei de Franquias? 

A nova Lei de Franquias entra em vigor em março de 2020. Sancionada pela atual presidência, a Lei Nº 13.966 substitui a antiga lei criada em 1994 que regulamentou o setor até então. As novas mudanças são, principalmente, na Circular de Oferta de Franquia (COF) e busca informações mais detalhadas em linguagem jurídica para proporcionar maior transparência nas atividades entre os envolvidos. 

É reconhecido pela nova lei que a relação entre franqueador e franqueados é livre de obrigações trabalhistas por ambos serem empresários. Valendo também para períodos de treinamentos, isso quer dizer que o Código de Defesa do Consumidor e as regras trabalhistas não valem para a relação de franquias. 

Por que investir em uma boa identidade visual? 

A identidade visual da arquitetura de franquias é um dos principais pontos estabelecidos entre uma comunicação com o público, que seja direta e imediata. É através dela que o consumidor conhece e se identifica com a marca. A imagem da marca faz com que a empresa seja reconhecida e diferenciada. 

Por isso, investir em uma boa identidade visual é necessário para atrair público, criar prestígio, se destacar em locais movimentados e se diferenciar da concorrência. Uma boa apresentação do estabelecimento chamará atenção, sendo o primeiro contato visual do consumidor. 

Outro ponto importante são as fachadas, que devem seguir a padronização e serem chamativas, agradáveis e convidativas para que o consumidor também a reconheça em todas as suas unidades instaladas.

É importante o cuidado com a poluição visual externa e interna. Além disso, pontos como a iluminação e temperatura são importantes e devem ser levados em consideração.

Como adaptar sem perder a padronização?  

As adaptações da arquitetura de franquias acontecem ao analisar a região que aquela franquia vai se estabelecer, pensando em como ela pode se destacar nesse ponto comercial.

Algumas empresas até permitem que o visual das unidades sejam alterados de acordo com o ambiente comercial que elas serão inseridas. Por exemplo, uma loja comercial de shopping terá uma fachada diferente de uma mesma loja no formato quiosque.

Há decorações que, além de acrescentarem ao visual estético da loja, estreitam o relacionamento com o consumidor porque promovem comodidade. Por exemplo, toldos que protejam do sol e chuva se a sua loja for longe da calçada ou lugares para sentar enquanto o cliente espera. 

Mas, é necessário sempre confirmar se a legislação permite antes de realizar qualquer instalação. Cuidados com o bem-estar fazem com que o relacionamento do cliente seja cada vez mais sólido e duradouro, além de oferecer sempre uma memorável experiência de consumo. 

Além disso, é importante dar atenção à acessibilidade do negócio, para garantir circulação de todos os públicos e atender às suas necessidades. Outro ponto muito importante é se preocupar com a sustentabilidade de toda a arquitetura da franquia. Isso porque pontos como acessibilidade e sustentabilidade demonstram responsabilidade social por parte da marca.  

Já que você chegou até aqui, separamos alguns exemplos de fachadas da franquia Drogaria Araújo, acessíveis e sustentáveis, revestidas de Ecogranito e espalhadas por diferentes e específicos lugares de Belo Horizonte e região. Veja: 

As fachadas padronizadas da franquia Drogaria Araújo promovem melhoria do conforto térmico porque absorvem menos calor durante as temporadas mais quentes e dispersam calor em épocas mais frias. Isso faz com que o desgaste físico seja menor devido ao conforto térmico, além de dispensar o uso de ventiladores e ar condicionado

Há também revestimentos sustentáveis para fachadas que funcionam como barreira acústica, interessante para explorar em áreas muito movimentadas onde o barulho da rua pode ser um incômodo. Além disso, acontece melhoria da iluminação que auxilia no desenvolvimento de atividades rotineiras e dispensa a iluminação artificial durante o dia

Isso também está ligado ao humor e bem-estar, pois ambientes mais claros geram disposição e energia. Se todos esses aspectos forem avaliados e implementados, você provavelmente terá uma arquitetura de franquia de sucesso!

E aí, gostou? Agora que você já sabe como funciona a arquitetura de franquia, saiba com mais profundidade sobre o por que a identidade visual é tão importante para franquias e redes de lojas em nosso blog. 

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você!
Ou se preferir, mande um email.

 

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589,
Ressaca, Contagem Minas Gerais – Brasil

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

contato@ecogranito.com.br