Contato:

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

      

Pedras ornamentais: o que são e como utilizá-las

09

set 2019

Por:ecogranito
Tendências

A utilização de pedras ornamentais é uma realidade na decoração de ambientes já há bastante tempo. Devido à busca por personalização e sofisticação dos espaços – sejam eles internos ou externos –, esse tipo de item tem atraído a atenção de decoradores, arquitetos e designers.

Antes, o principal problema associado às pedras ou rochas ornamentais era o preço. Com a evolução do mercado e aumento da demanda, o valor tem se tornado cada vez mais acessível e comparável a outros tipos de revestimento como o porcelanato, por exemplo.

Você possui uma peça ornamental na sua casa ou ficou interessado pelo assunto? Então confira neste post os principais usos das pedras ornamentais!

O que são pedras ornamentais?

As pedras ornamentais são rochas que, por suas características físico-químicas e estéticas, podem ser utilizadas para decoração de ambientes.

Para a sua confecção, são utilizados, principalmente, os minerais: quartzo (nas suas diversas variedades, incluindo a ágata), sodalita, rodonita, dolomita, calcita, alabastro, serpentina, entre outros. Já para os acabamentos arquitetônicos, mármores e granitos são os mais utilizados.

Os usos desse tipo de material são diversos, podendo ser utilizados como revestimento, objetos decorativos, esculturas, itens funerários, entre outros. Cada um deles depende de atributos que são específicos de cada tipo de pedra, mas, em geral, é necessário que:

a rocha ornamental apresenta beleza estética e um mínimo de regularidade na estrutura (não apresentar buracos, por exemplo); e

  • cumpra os requisitos dispostos em normas técnicas para cada tipo de uso possível.

De forma geral, define-se que a qualidade das pedras ornamentais depende de três fatores principais: beleza, resistência e susceptibilidade ao polimento.

A classificação mercadológica das pedras ornamentais nem sempre corresponde à identificação da rocha na geologia. 

Quais os principais usos das pedras ornamentais?

Cada tipo de rocha ornamental tem características intrínsecas distintas, que as fazem mais ou menos adequadas para cada tipo de uso. As pedras são, principalmente, utilizadas em lajotas, frisos, blocos, pisos, paredes, fachadas, bancadas, escadas, pedestais. Em suma, o uso como revestimento é o mais comum.

A utilização de rochas ornamentais, como material de revestimento, está associado às suas propriedades físicas, mecânicas, químicas e qualidades estéticas.

Pedras Ornamentais como revestimento

Em aplicações como revestimento, as rochas ornamentais podem conferir requinte e elegância. As pedras, dificilmente, sairão de moda, pois são muito versáteis e combinam com qualquer tipo de ambiente, podendo se encaixar em estilos mais modernos e também os mais clássicos.

A título de exemplo, pedras ornamentais que possuem alta porosidade, não são recomendadas para utilização como revestimento em ambientes externos, cozinhas e banheiros, uma vez que a infiltração de água pode reduzir a resistência e a vida útil da rocha.

No caso do uso em bancadas para cozinha, por exemplo, é importante que, além de impermeável, a rocha seja resistente aos produtos químicos, comumente utilizados para limpeza. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para que a beleza dure ainda mais tempo:

  • já no canteiro de obras, tenha a certeza que as pedras estejam em um local limpo, seco e revestidas por um material impermeável;
  • para as rochas que estarão em constante contato com agentes químicos (como tampas de pias, balcões de restaurante, etc.), é necessário que uma barreira de proteção seja criada. Ela pode ser criada com selantes ou impermeabilizantes;
  • uma manutenção periódica também é necessário; para as rochas de acabamento liso, água e detergente são suficientes para a conservação das pedras, já para aquelas de acabamento rústico, uma escovação com produtos de pH neutro evitará a acomodação da sujeira.

Quais são os estados brasileiros que mais exploram?

No Brasil, os maiores exploradores de pedras ornamentais estão concentrados nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Combinados, eles somam 63% da produção e distribuição do material.

Em âmbito mundial, o Brasil se destaca como um dos maiores exploradores da rocha. Para se ter uma ideia, em 2014 cerca de 10 milhões de toneladas foram extraídos. Desse total, 6,6 milhões permaneceram no mercado interno e 3,4 milhões no mercado externo.

Impactos no meio ambiente

Há um forte debate sobre como essas pedras devem ser exploradas em distintas regiões. Afinal, é preciso levar em conta a realidade ambiental e sua relação com o homem.

Atualmente, essa exploração deve ser antecedida por uma análise minuciosa da situação ambiental da região onde a rocha se encontra, levando em conta outros estudos que visam minimizar os impactos que ela pode gerar, como poluição visual e atmosférica.

Existe alguma alternativa às pedras ornamentais?

Ainda que sejam um pouco mais acessíveis hoje, em muitos casos, as pedras ornamentais requerem um investimento maior. Além das opções mais tradicionais como porcelanatos, madeira, etc, tem-se os materiais alternativos, com apelo mais sustentável, como é o caso do Ecogranito.

O ecogranito é, visualmente, semelhante ao granito tradicional e apresenta algumas vantagens interessantes como o custo significativamente mais baixo, a possibilidade de aplicação em superfícies disformes e, também, apresentar boa resistência e impermeabilização inteligente.
Agora que você já sabe o que são as pedras ornamentais e como utilizá-las, que tal assinar a nossa newsletter para ficar ainda mais por dentro dos nossos conteúdos?

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você!
Ou se preferir, mande um email.

 

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589,
Ressaca, Contagem Minas Gerais – Brasil

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

contato@ecogranito.com.br