Contato:

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

      

Os Perigos De Uma Reforma Predial

Os Perigos De Uma Reforma Predial
19

nov 2018

Por:ecogranito
Obras e Projetos

Um dos maiores pesadelos da vida urbana é quando o assunto gira em torno de mudanças e reformas. A verdade é que as obras e reformas prediais afetam o cotidiano de todas as pessoas do condomínio e, portanto, exigem todo cuidado possível.

Para este conteúdo, preparamos algumas dicas úteis para que você não caia nos perigos de uma reforma predial. Confira!

As dores de cabeça de uma reforma predial

Para evitar dores de cabeça aos moradores, é importante se atentar às normas e regras do condomínio. Essa atenção, simples, faz toda a diferença na reforma, pois são os detalhes os verdadeiros responsáveis por uma reforma predial segura e sem transtornos.

No que se refere aos condomínios, a obra sempre deve passar por aprovação em assembleia. Em casos de reparos menores, que não interferem nas áreas comuns aos moradores ou instalações do prédio, é necessário apenas que o orçamento seja aprovado.

Já as obras de grande porte, com projetos elaborados, devem seguir padrões legais, devendo ser apresentado um descritivo completo de como a reforma será feita, levando em consideração também os efeitos que ela terá no condomínio.

Então, antes de colocar a mão na massa, se atente aos cuidados e dicas de ouro que separamos para que o quebra-quebra traga mais soluções do que problemas.

Dê uma olhada nas dicas para evitar os outros perigos da reforma predial:

Planejamento

Esse é o primeiro passo para obter êxito em uma reforma predial e, consequentemente,  o mais importante. Quanto mais tempo é investido no planejamento, menos imprevistos acontecem durante a execução, portanto, todas as horas gastas planejando serão poupadas na hora de colocar de realizar o serviço.

No planejamento, o profissional responsável pelo projeto irá detalhar todas as falhas e melhorias que devem ser feitas, bem como os serviços e materiais que serão utilizados.

Esse ponto é crucial para evitar retrabalhos, desperdícios e prejuízos financeiros.

Mão de obra de qualidade

Somente um engenheiro ou arquiteto pode dar as diretrizes de como a reforma predial acontecerá. A participação de um profissional é essencial para fazer mudanças com segurança e garantir que o planejamento seja seguido à risca.

Além disso, o especialista também mantém a integridade dos elementos de sustentação do prédio, realizando a obra de forma a não comprometer a estrutura e a segurança de todos. E lembre-se sempre de requerer a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), anuidade do CREA e cópia da carteira do CREA.

Escolha bem os materiais

A escolha dos materiais é a base para o sucesso da sua obra. Trocar os itens do planejamento, na tentativa de economizar, pode trazer diversos transtornos.

O ideal é seguir o que foi especificado e sempre priorizar materiais de construção certificados, afinal ninguém quer correr o risco de optar por um piso escorregadio ou ouvir ruídos por causa de madeiras de baixa qualidade, não é mesmo?

De olho nas medidas de segurança

Um dos vilões das reformas são os acidentes que podem ocorrer, caso as medidas de segurança não sejam cumpridas. As obras apresentam muitos riscos aos trabalhadores, desde andaimes e plataformas altas até superfícies escorregadias, por isso, é preciso sempre respeitar os pré-requisitos de cada serviço como usar cinto de segurança, colocar grades nos andaimes e proteções indicadas para o uso de máquinas e equipamentos de corte.

Para garantir a segurança em obras existem também os Equipamentos de Proteção Individual, mais conhecidos como EPIs. Os mais indicados são capacete, óculos de segurança, máscara filtradora e abafador de ruídos, além do cinto de segurança e das grades citadas anteriormente.

A reforma predial pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas, para desmistificar todo esse processo, basta seguir os cuidados necessários. Dessa forma, você conseguirá obter maior produtividade nos trabalhos e uma entrega rápida e de qualidade!

E aí? O que achou das dicas? Conte pra gente nos comentários!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você!
Ou se preferir, mande um email.

 

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589,
Ressaca, Contagem Minas Gerais – Brasil

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

contato@ecogranito.com.br