Contato:

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

      

Como Reformar Sua Casa De Forma Mais Sustentável

Como Reformar Sua Casa De Forma Mais Sustentável
15

set 2018

Por:ecogranito
Dicas e Sugestões

Na hora de reformar, uma das maiores preocupações é, de fato, a renovação da parte estética dos ambientes. Mas você já parou para pensar que adotar conceitos de sustentabilidade pode trazer, além da beleza e elegância, economia financeira e melhoria do conforto?

Muito difundida também nas propostas da arquitetura bioclimática, a utilização de materiais menos agressivos ao meio ambiente nas construções e reformas é uma tendência que certamente veio para ficar.

Entenda por que aplicar a sustentabilidade é importante para sua reforma!

Por que ser mais sustentável?

O impacto de cada um de nós sobre os recursos naturais é enorme. A construção civil – indústria na qual se incluem também as reformas, é uma das maiores causadoras de impacto ambiental no Brasil.

Com isso, passa a ser mais que uma possibilidade, e sim uma responsabilidade, trabalhar para que os efeitos negativos decorrentes das nossas ações – dentre elas, as reformas sejam os menores quanto possível.

E isso é menos complicado que parece: optar por materiais mais sustentáveis, que gerem menos desperdício, separar e destinar adequadamente cada tipo de resíduo gerado são práticas que contribuem bastante para reduzir nossa pegada ecológica.

Quais as vantagens de se fazer uma reforma mais sustentável?

Fazer uma reforma mais sustentável pode trazer diversos benefícios, de ordem ambiental, econômica, social e também de bem estar.

No contexto ambiental

A reforma sustentável traz benefícios para o meio ambiente como:

  • economia de recursos naturais, devido à redução da extração e consumo de matérias-primas;
  • economia de energia e;
  • gerenciamento eficiente e redução dos resíduos.

No contexto econômico

A construção, ou reforma, sustentável pode reduzir bastante os custos, visto que alguns produtos com apelo sustentável têm custo inferior quando comparados aos itens mais tradicionais, com função semelhante.

Além disso, quando bem planejada, a reforma ou construção sustentável é pensada para que se aproveite da melhor forma possível os recursos que a natureza oferece, como a direção dos ventos e a intensidade da iluminação: dessa forma, reduz-se o valor das contas no fim do mês.

Por fim, ainda sobre os benefícios econômicos da abordagem sustentável na construção, tem-se a valorização do imóvel: comercialmente, as edificações sustentáveis têm sido vista com bons olhos!

No contexto social

As vantagens sociais que surgem ao reformar a casa de forma mais sustentável se relacionam, principalmente, à geração de empregos, resultante do incentivo ao surgimento de alternativas mais sustentáveis para a construção civil.

É também importante mencionar que, nesses casos, adotando esses conceitos em sua reforma, você influenciará – de forma direta ou indireta – que outras pessoas também pensem da mesma forma, aumentando ainda mais o seu potencial de contribuição para o meio ambiente e para a sociedade de forma geral!

Para o bem estar

No sentido do bem estar, além do conforto climático proporcionado pelos materiais ambientalmente corretos – tal como acontece com os revestimentos sustentáveis -, pode-se citar a melhoria da qualidade do seu lar de forma geral, o incentivo a uma vida mais saudável, aproximação do contato e conexão com a natureza, etc.

Separamos algumas ideias que podem contribuir para que sua reforma seja mais sustentável:

  • Utilizar revestimentos mais sustentáveis como as tintas ecológicas e Ecogranito, por exemplo;
  • Projetar uma horta ou jardim vertical;
  • Optar por janelas que facilitem a passagem do ar e aproveitem melhor a iluminação natural;
  • Separar os resíduos recicláveis/reaproveitáveis (plástico, papel, vidro, metal, madeira) e destiná-los de forma adequada.

E aí, que tal tornar a sustentabilidade uma prioridade na reforma da sua casa? Compartilhe conosco a sua experiência!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você!
Ou se preferir, mande um email.

 

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589,
Ressaca, Contagem Minas Gerais – Brasil

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

contato@ecogranito.com.br