Contato:

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

      

SÍNDICO, MISSÃO POSSÍVEL !!

29

nov 2017

Por:ecogranito
Comemorativo

No dia do síndico, a Ecogranito conversou com Maria de Lourdes Fernandes, síndica há dois anos que resolveu por colocar o produto Ecogranito na fachada do prédio. A gente queria saber como é estar na pele de quem vive no dia a dia, os sabores e dessabores dessa complexa missão que é ser síndico.

A Maria de Lourdes é síndica do condomínio Aroldo Ferreira em Belo Horizonte. É a primeira vez que ela aceita essa missão e confessa: “é muito trabalho, muita incompreensão e pouca ajuda, mas é um super aprendizado”.

Realmente, o dia a dia desse profissional, não é nada fácil. É preciso conciliar tempo, necessidades distintas, recursos financeiros e muita paciência. Como por exemplo, ter que conversar com aquele vizinho de temperamento difícil ou cobrar o cumprimento de uma regra.  Para a Maria de Lourdes, o síndico teria que ser mais político para ser amado, mas “há momentos em que não podemos agir desta forma” confessa ela.

Outro desafio é conciliar os poucos recursos do condomínio com todas as necessidades. No condomínio da nossa entrevistada, que já tem 40 anos, essa tarefa é mesmo um desafio. Pequenas e contínuas reformas dificultam bastante o dia a dia, tendo em vista que são “muitas demandas para pouco dinheiro e para só uma pessoa ou um pequeno grupo administrar”.

Quando o assunto é síndico surge um outro dilema: a sucessão. Muitas vezes não há escolhas e o novo síndico tem que assumir na marra. No caso da Maria de Lourdes, ela já era subsíndica e a convenção do seu prédio sugere que o subsíndico assuma no ano subsequente. Ela tinha o direito de recusar, mas assumiu por dever:  “em tudo na vida acho que precisamos fazer a nossa parte e contribuir sempre. Não gosto de fugir de meus deveres e, penso que é dever de todos os condôminos assumir esta tarefa por algum tempo”.

Então, ser síndico parece uma missão impossível, mas com a dedicação e a paciência tudo se resolve!

E se você está pensando em assumir o cargo, confira essas dicas, muito sábias da Maria de Lourdes:

  • Procurar saber o máximo possível da legislação.
  • Saiba quais são os deveres e direitos de um síndico.
  • Aprenda um pouco mais sobre administração.
  • Obtenha do antigo síndico o máximo de informações possíveis.

 

 

 

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue Agora

+ 55 31 3342 3000 / +55 31 3223 2000

CLIQUE PARA MANDAR UMA MENSAGEM!

Quer saber mais?

Deixe seu contato que ligamos para você!
Ou se preferir, mande um email.

 

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 1589,
Ressaca, Contagem Minas Gerais – Brasil

+55 (31) 3342-3000 | 3223-2000

BH: +55 (31) 9.8705-9196

contato@ecogranito.com.br